quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 16-02-2011

Mais uma vez não esteve presente, na reunião, a Srª Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. O motivo indicado foi doença (febre).

No período antes da Ordem do Dia o vereador César Peixe (BE) referiu que já tinha sido dado início à resolução do problema da acumulação de águas na Rua Joaquim Padeiro em Marinhais [ver posts de 13 e 23 de Janeiro de 2011] e que a empresa Águas do Ribatejo estava a tratar de solucionar a saída de esgotos para a Rua da Ribeira na Glória do Ribatejo, para o que – durante quase um ano – alertámos o executivo da Câmara Municipal [o último post data de 27-01-2011]. Também ficamos a saber que a Câmara se prepara para cuidar da fachada do Celeiro da Vala [ver post de 17-10-2010, em que alertávamos para a situação].
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que ia realizar-se na Biblioteca Municipal uma exposição intitulada: “A arte no feminino” e que nos meses de Maio e Junho haveria uma Feira do Livro itinerante e que passaria por todas as freguesias do concelho.
O vereador Luís Gomes (BE) assinalou a criação da Carta Mundial dos Migrantes que defende a livre circulação das pessoas e o direito a instalar-se, a igualdade de direitos entre migrantes e nacionais e a igualdade de direitos entre residentes e não entre nacionalidades. Regozijou-se com o fim da ditadura no Egipto e afirmou acreditar que este foi apenas o primeiro passo para a queda de todas as outras ditaduras no Médio Oriente. Informou que representantes da comunidade educativa preparavam um encontro e uma marcha para defender a escola pública e criticar as restrições orçamentais que a educação sofreu.
O vereador socialista Helder Esménio assinalou a excelência do trabalho e dos resultados desportivos que o Clube de Andebol de Salvaterra (CAS) vem conseguindo, destacando o mérito da sua equipa juvenil de andebol que vai disputar o acesso à 1ª Divisão Nacional.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador socialista prosseguiu a sua intervenção lamentando que os vereadores não tenham sido ouvidos quanto à não adesão da Câmara à Sociedade de Reabilitação Urbana, recentemente criada e que integra 9 dos nossos vizinhos e parceiros na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Mais estranha é essa opção da maioria BE quando a empresa visa a reabilitação urbana do património edificado, público e privado e são muitos os exemplos em Muge e em Salvaterra de Magos de edifícios que carecem de uma intervenção urgente!
(clicar em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas (João Simões e Helder Esménio) mostraram-se favoráveis á criação do Conselho Municipal da Juventude no concelho, corroborando a proposta feita pelos deputados municipais do PSD na última Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos e que apontava para a sua instituição.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) alertou para o deplorável estado em que se encontram as Est. das Malhadinhais e do Forno de Tijolo nos Foros de Salvaterra [ver post de ontem sobre este tema] e R. Macau e R. da Estação em Marinhais [ver post de 9-2-2011]. [O vereador César peixe disse que o problema daquelas estradas nos Foros de Salvaterra só seria resolvido depois da empresa Águas do Ribatejo executar as redes de esgotos no local. Precisamente a mesma justificação que há um ano foi dada pela Srª Presidente!]. O vereador perguntou quando seriam entregues as chaves das habitações de renda social já atribuídas há algum tempo. [A maioria apontou como data prevista o dia 2 de Março]. Este vereador lamentou que mais uma vez os documentos da reunião de Câmara tenham chegado tardiamente aos vereadores [ver post de 15-2-2011].

No período da Ordem do Dia merece destaque a aprovação, por unanimidade, da contracção de um empréstimo - por 20 anos - de 690.000€, junto da Caixa Agrícola de Salvaterra (a que tinha a melhor proposta). Este empréstimo destina-se à construção do Centro Escolar de Salvaterra de Magos e representa cerca de 20% do investimento total, pois o resto é suportado pelo QREN (fundos comunitários). Este empréstimo que é uma das excepções aos limites do endividamento dos municípios vai ter que ser autorizado pelo Secretário de Estado do Orçamento. Mais tarde vai ter de ir também à Assembleia Municipal.

3 comentários:

  1. porque não refere que o vice-presidente deixou em aberto o facto de se poder adiar a reunião de câmara para outro dia caso os senhores vereadores assim o entendessem, por não terem tido o tempo sufciciente de apreciação dos documentos. ou o senhor H. Esménio só prefere criticar, é mais fácil não é.

    ResponderEliminar
  2. Caro(a) anónimo(a), se ler com atenção verá que fiz uma referência singela ao sucedido, pois também não referi a intervenção que fiz sobre o assunto. Ao contrário do que diz preferi não valorizar um episódio verdadeiramente infeliz para o Sr. Vice-Presidente - e se o fiz foi porque sei bem que ele não tem culpa do atraso no envio dos documentos.
    Se quiséssemos prejudicar a imagem da maioria que governa a Câmara e a do Sr. vice-Presidente, em particular, teríamos exigido de facto o adiamento - não porque ele o concedia - mas porque estávamos perante uma reunião ilegalmente convocada e, de seguida, avançaríamos para uma conferência de imprensa sobre o assunto.
    Ao invés do que o seu comentário parece indiciar, eu não uso, nem esgrimo, a arma da maledicência tão em voga na prática política da maioria BE. Falo apenas de factos e alguns, como neste caso, até não os valorizo. A sua crítica é pois além de disparatada, infundada.

    ResponderEliminar
  3. Um outro comentário a este post envolve o nome do vereador César Peixe, ainda que não recorrendo a expressões deselegantes, critica-o. Por ser anónimo não o publicarei. Desculpe-me o seu autor.

    ResponderEliminar