quinta-feira, 17 de março de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 16-03-2011

No período antes da Ordem do Dia o vereador César Peixe (BE) referiu-se ao início dos trabalhos de repavimentação da Est. do Desafio Jovem e de um pequeno troço na Est. dos Almocreves em Salvaterra de Magos, assinalou a continuidade da execução de um troço da rede pluvial em Muge e informou estarem a concurso a aquisição de contentores do lixo e a sua lavagem.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu-se de novo ao concurso/encontro nacional de leitura que se vai realizar em Salvaterra de Magos no dia 25 de Março e disse que ainda estava na biblioteca a exposição “Arte no feminino”.
O vereador Luís Gomes (BE) na intervenção que fez criticou os vereadores socialistas por na última reunião de Câmara terem chamado a atenção ao BE para o aproveitamento político de que se revestia a colocação de cartazes no percurso do Carnaval de Marinhais. Mais afirmou que essa atitude irresponsável dos vereadores socialistas tinha ocasionado a vandalização dos cartazes. [Em resposta o vereador Helder Esménio (PS) lembrou a história do cientista que quando retirou uma pata a um gafanhoto e lhe disse para ele saltar e ele saltou, concluiu: gafanhoto sem uma pata salta. Quando retirou a segunda, lhe disse para saltar de novo e o animal voltou a saltar, concluiu: sem duas patas gafanhoto ainda salta. A mesma conclusão quando lhe retirou três patas. E quando lhe retirou todas as patas e lhe ordenou que ele saltasse, o gafanhoto já não conseguiu saltar e o cientista concluiu: gafanhoto sem patas é surdo. O mesmo fez o BE. Os vereadores socialistas sabiam do descontentamento de alguns membros da organização e até da população de Marinhais quanto à localização em concreto de 2 cartazes. Os vereadores socialistas disseram-no no local próprio que foi a última reunião de Câmara. Os vereadores apelaram ao BE para os mudar ou para os retirar apenas durante os dois desfiles. Os cartazes aparecem rasgados – atitude que não é democrática – e os culpados foram os vereadores socialistas que avisaram e não o BE que teimou em nada fazer, afrontando as pessoas!...]. Este vereador BE ainda falou das manifestações da “Geração à Rasca”, mas sobre este tema faremos amanhã um post, pois ele mereceu uma “longa” intervenção/resposta do mesmo vereador socialista.
A Srª Presidente da Câmara deu os parabéns ao Clube Náutico de Salvaterra pelos bons resultados alcançados na Taça Nacional de Maratona, felicitou as associações do concelho que aderiram ao Mês da Enguia e afirmou que as expectativas estavam a ser superadas. [A este propósito a vereadora Berta Charréu (PS) no início da intervenção que fez saudou também as Associações do Concelho que aderiram a este evento gastronómico e cultural]. Assinalou o reconhecimento nacional que foi feito pelo Governo aos Concheiros de Muge, lembrando que isso não corresponde a uma disponibilização de verbas. Saudou ainda o Glória Motoclube por na sua próxima iniciativa que terá lugar no domingo dia 20, nos Foros de Salvaterra, ir disponibilizar apoio financeiro aos Bombeiros de Salvaterra de Magos. Felicitou também a Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais a quem decidiu atribuir um apoio de 1.000€ (bem menos do que no ano transacto se a memória me não atraiçoa). O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) associou-se a este merecido destaque, tal como fez o vereador socialista Helder Esménio que a este propósito fez a seguinte intervenção.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio prosseguiu a sua intervenção destacando a importância de o Governo no passado dia 3 de Março ter considerado os Concheiros de Muge monumento nacional.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Aquele vereador socialista introduziu no debate político um tema que preocupa muitos dos que vivem e trabalham em Marinhais – que não mereceu qualquer referência por parte da maioria BE – e que tem que ver com a necessidade de adoptar medidas que possam diminuir as velocidades a que alguns automobilistas circulam na EN 367

(clicar em cima para visualizar melhor)

A vereadora socialista Berta Charréu referiu-se elogiosamente à decisão governativa de considerar de utilidade pública a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo. A esta satisfação associaram-se o vereador Jorge Burgal (ex-PSD) e a Srª Presidente da Câmara.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) lembrou as dificuldades por que passa o povo do Japão e sugeriu à Câmara que se encontrasse uma forma de disponibilizar alguma ajuda – sugestão para a qual não obteve qualquer resposta. A propósito dos Concheiros de Muge também assinalou a importância do seu reconhecimento como monumento nacional, tendo sugerido que se fizesse uma parceria com a Casa Cadaval para tirar algum partido turístico desta nova realidade. Questionou ainda a Srª Presidente sobre a ligação ferroviária Setil/Coruche, tendo obtido como resposta que se prepara uma redução de custos na ordem dos 32%, suprimindo os comboios de sábado e 1 ou 2 ligações mais próximas da hora de almoço, pois são as que transportam menos pessoas [ver post de 12 de Março].

No período da Ordem do Dia, lamentavelmente, a maioria BE reduziu-o a 2 ou 3 minutos pois apenas quis agendar para debate algumas isenções de taxas que resultam da actividade das nossas Associações e da acção das diferentes Comissões de Festas. Em próximo post voltaremos provavelmente a este tema do esvaziamento de conteúdo das reuniões de Câmara por acção, ou melhor, por nação da maioria que a governa. 

1 comentário:

  1. As associações e colectividades associadas ao Mes da Enguia são as mesmas que se associam no Mes de Fevereiro e Maio, fazem as suas actividades normais e regulares anuais, a Camara Municipal apenas inclui essas actividades no programa.
    As expectativas superadas? Só se for em termos de quantidades, lanço o repto de se saber nos mesmo restaurantes as quantidades vendidas em abril, bem como noutros concelhos nomeadamente em Almeirim, as quantidades vendidas de enguias na freguesia de Benfica do Ribatejo.
    No site da Camara a propaganda está por baixo, o caso das marchas em que se fala de participação popular e não se ve ninguem alem dos marchantes, é pena a divulgação e a programação são muito fracas face á importancia e relevancia que o certame ja merecia
    Quanto ao restop nada de nada para o desenvolvimento do concelho quer economico quer cultural

    ResponderEliminar