terça-feira, 29 de março de 2011

UMA QUESTÃO DE PRIORIDADES

(Rua Capitão Salgueiro Maia - Salvaterra de Magos)

O executivo BE que gere a nossa Câmara Municipal, considerou prioritário intervir ao longo da EN 118 em Salvaterra de Magos, suprimindo sebes e alargando passeios existentes. Considerou ainda prioritário acabar com os canteiros na Rua Capitão Salgueiro Maia (junto às Finanças), renovando os passeios em cimento e colocando pavê.
O que estas prioridades da Câmara Municipal têm em comum é que em ambos os locais já havia lancis, passeios e zonas verdes. Ou seja, eram espaços que já dispunham de tratamento, estavam minimamente arranjados.

(EN 114-3 - Várzea Fresca)

Não é fácil explicar às populações que as prioridades do executivo tenham recaído naqueles locais quando por exemplo na Várzea Fresca - que já dispõe de rede de esgotos - se espera pela colocação de lancis e passeios ao longo da EN 114-3!

(EN 367 - Marinhais)

Como entender que aqueles locais sejam prioritários quando, por exemplo, em Marinhais se podia ter feito uma intervenção não muito diferente quer na mesma EN 118, quer na EN 367, onde ainda não existem nem lancis, nem passeios?!

(Rua de Muge - Glória do Ribatejo)

Como poderá a população da Glória do Ribatejo compreender que ainda não seja prioritário arranjar a Rua de Muge, no centro da freguesia, colocando um revestimento em calçada no passeio e acessos que continuam em terra batida e corrigindo a cota dos estacionamentos que tapam as habitações?!

8 comentários:

  1. Nada tem a haver comprioridades mas sim com estatistica e orcamento..em termos estatistica é fácil..mais uma obra feita! Em termos d e orçamento.. baixo custo!
    Depois tem que se ver quem mora nessa zona e quem lá vai e qual a sua influência.

    ResponderEliminar
  2. Estas explicações serão dadas usando os mesmos argumentos que se usou para a população de Salvaterra para explicar o porquê de se terem gasto mais de 2M€ no complexo desportivo de Marinhais, se terem feito investimentos no Parque de Jogos da Glória do Ribatejo e em Salvaterra não se ter investido 0,01€ no Campo de Jogos do CDS.

    ResponderEliminar
  3. O investimento feito no campo do Glória do Ribatejo foram feitos pelo clube com apoios do governo!
    Quanto ao post do srº Engenheiro peca por falta de informação completa. A junta de freguesia da Glória adoptou a mesma politica de acabar com espaços verdes por opção de calçada no inicio da Rua de Coruche, em que não houve um grande aumento dos lugares de estacionamento, apenas e sobretudo o acabar com um espaço verde. Nesta zona da Rua de Muge tambem a junta de freguesia poderia fazer o calcetamento dos acessos. São prioridades.

    ResponderEliminar
  4. Referir apenas caro(a) anónimo(a) que, em bom rigor, cometeu dois equívocos, creio que talvez por não ter tido acesso a toda a informação.
    1º) O investimento no relvado sintético do campo de futebol do Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo foi feito com o apoio do Governo e da Câmara Municipal. Acredito que os associados, a Direcção do Clube e a própria Junta de Freguesia também terão ajudado noutras necessidades da colectividade.
    2º) As intervenções que as Juntas de Freguesia fazem no seu território são, regra geral, em parceria com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e por isso têm de estar em harmonia também com as suas prioridades e as suas disponibilidades financeiras. Comparar a pequena intervenção em calçada que foi feita na R. de Coruche com o que é preciso fazer na Rua de Muge, que - em nossa opinião - exige até a demolição dos actuais parques de estacionamento, já é má vontade!... Recomendo-lhe consulte o Sr. Presidente da Junta ou o Sr. Presidente da AF da Glória do Ribatejo e obtenha mais esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  5. Repito o que sempre tenho dito, comentários injuriosos, que respondem a outros comentários em vez de opinarem sobre o post publicado e que ainda por cima procuram virar freguesias contra freguesias, colectividades contra colectividades, não serão publicados neste espaço... ainda mais porque o seu autor se mantém a coberto do anonimato.

    ResponderEliminar
  6. ó SR. engenheiro, quando a obra na rua de muge foi feita, não foi o Sr que projectou as barreiras para o estacionamento contruidas também em parceria com a CM? Ou será que já se esqueceu dos tempos em que o PS mandava na CM ???

    ResponderEliminar
  7. O último comentário merece-me a seguinte observação. Os funcionários autárquicos não esquecem as diferentes gestões camarárias, por isso se lembram bem do que cada uma vai fazendo. Não tive nenhuma intervenção naqueles estacionamentos, mas mesmo que tivesse tido teria hoje a mesma opinião. Não tenho ilusões quanto a isso, também cometo erros, só os que nada fazem é que os evitam. Aqueles estacionamentos podem ser melhorados para não prejudicar as habitações contíguas, logo independentemente de quem os fez há que os corrigir. O que este post fala são de prioridades não pretende inculpar ninguém. lamentável é que com mais de 13 anos no poder o BE ainda não tenha considerado prioritária uma intervenção que fica no centro da vila da Glória!

    ResponderEliminar
  8. este post e este blog está de parabéns mais uma vez!! por estes assuntos a ser discutidos na praça publica.. visto que é o único sitio onde podenser discutidos sem se peder o "pescoso",

    ResponderEliminar