terça-feira, 19 de abril de 2011

APOIO AO ASSOCIATIVISMO


Devemos ter a humildade de aprender com o exemplo dos outros. Uma colectividade do concelho vizinho de Benavente foi punida fiscalmente, em muitos milhares de euros, por não ter os seus registos contabilísticos elaborados em conformidade com o que seria necessário e a norma jurídica exige.
Sabendo que a maior parte dos dirigentes das nossas colectividades são amadores, não têm competências em fiscalidade ou em direito, carecendo por isso mesmo de algum apoio e de muita informação.
Para o efeito a Câmara Municipal de Benavente que já dispõe de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, o que em Salvaterra de Magos nunca existiu, constituiu recentemente um Gabinete Municipal de Apoio ao Associativismo, disponibilizando dias de atendimento diurnos e nocturnos e ajudando a suprir lacunas nas seguintes áreas: jurídica, contabilidade e fiscalidade, comunicação social, recursos humanos, desporto e cultura.
Talvez fosse importante a nossa Câmara Municipal adoptar uma solução parecida, ajudando e prevenindo a ocorrência de situações desagradáveis, com consequências gravosas para as associações e para os próprios dirigentes que voluntariamente assumem um importante papel social, quer na promoção da massificação desportiva, da competição, da cultura e do lazer no concelho de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Enviar um comentário