quarta-feira, 13 de abril de 2011

DO CAIS DA VALA AO BICO DA GOIVA

(clicar em cima para visualizar melhor)

Apresentámos oportunamente (última campanha eleitoral autárquica) a sugestão de se assegurar uma circulação para peões e velocípedes que marginasse a Vala Real de Salvaterra de Magos, ligando o Cais da Vala ao Bico da Goiva, local onde a vala aflui no Rio Tejo.


Divergimos daqueles que pensam que esta circulação deveria prosseguir até à aldeia do Escaroupim, pois é na nossa opinião fundamental manter as margens do Tejo com a menor presença humana possível, de modo a não as desvirtuar e protegendo-as ambientalmente. Uma ligação com essas características devia antes acompanhar o dique e não o rio.
Próximo da sede do concelho o Bico da Goiva, a Praia Doce (ou Praia dos Tesos), a Palhota e a Aldeia do Escaroupim, são já locais suficientes de observação e fruição do Rio.


Parece-me importante que, entretanto, se volte a impedir a circulação de viaturas sobre o valado da Vala Real, evitando que este possa ser afectado e assegurando-se uma menor perturbação daquele ecossistema. Fica a sugestão.

5 comentários:

  1. A propósito deste post e do acesso ao Rio Tejo importa referir que no passado dia 10-4 estive naquele espaço entre o Cais da Palhota e o Escaroupim a que o povo chama "Pinheiroca" e o que pude observar é absolutamente lastimável. Tirei inclusivé algumas fotos para documentar o estado em que se encontra um lugar mesmo na margen do Tejo que é usado como vazadouro de entulhos e de cortes de jardim. Neste processo os principais culpados são as "pessoas" que fazem daquele espaço um lugar de vazamento de resíduos e depois parece claro que a CMSM é a entidade que deverá corrigir estas situações que a falha de formação civica de alguns municipes provoca. Afinal trata-se de enviar uma retroescavadora e um reboque e carregar (Uma manha chega para fazer este trabalho) todo aquele lixo por forma a manter aquele lugar em condições de ser usado para deleite daqueles que lá vão á pesca, fazer piqueniques ou simplesmente ler um livro aproveitando o silêncio e a paz que o lugar proporciona.

    ResponderEliminar
  2. Tal como na situação lamentavel de se queimar um contentor do lixo, cabe á CMSM lamentar-se das pessoas, acusandoa-se de vandalos, e neste caso de porcos, a CMSM lamenta e acusa quem pratica estes actos, mas não defende e protege quem merece que as coisas estejam bem tratadas, as restantes pessoas

    ResponderEliminar
  3. Os actos de vandalismo devem ser sempre condenados até porque servem apenas para desperdiçar dinheiros públicos. Acredito que nalgumas situações a queima de contentores resulta mais de distracção, do que de actos de vandalismo. As pessoas mais descuidadas deitam as brasas das suas lareiras nos contentores sem estas estarem devidamente arrefecidas. Deviam antes ter em casa caixas metálicas onde as depositar para arrefecerem primeiro, deixando passar pelo menos um ou dois dias antes de as depositarem no recipiente de recolha dos lixos.
    Tem razão quando diz que cabe à Câmara Municipal suprir as lacunas, substituindo os contentores, pois não é justo penalizar a população por um erro de outrem.

    ResponderEliminar
  4. Caro Eng. este post é muito interessante pois levante uma série de questões interesantes. quanto à ligação até ao escaroupim junto ao rio, percebo que possa ser até bonito, mas além de ser finaceiramente demasiado caro, na construção e na manutenção é uma grande obra de demasiado "grande" e dificil de tornar real... além demais seria feita numa zona ecológicamente sensivel.

    Agora fazer a ligação até ao bico da Goiva por cima do valado..seria relativamente fácil e barato..só acho é que se devia ir mais além.. fazer do largo do cais da vala algo ainda utíl mais acolhedor, mais pratico com explanadas e quiosques.. com uma ligação do "tipo ponte" bonita que ligasse as margens da vala.. ou seja a ideia era fazer daquele espaço algo que o valorizasse e o mesmo tempo atraisse os municipes a usar todo o potencial daquela zona. é só uma ideia que deixo.

    ResponderEliminar
  5. E nunca é demais lembrar o estado lastimável em que se encontra a zona da foz da Vala Real nomeadamente a margem direita. acho que uma pequena intervenção por parte da câmara só fazia bem pelo menos em termos de limpeza do local.
    Acho que se deveria retirar do local todos os vestigios das barracas de pescadores que ainda lá estão e permitir o acesso á margem do rio que tem naquele local uma vista magnifica.

    ResponderEliminar