terça-feira, 12 de abril de 2011

TANTO TEMPO À ESPERA E... AINDA NADA!


A localização escolhida (ou autorizada) pela Câmara Municipal para a empresa Águas do Ribatejo implantar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Várzea Fresca, não aparenta ser a mais feliz, nem a mais inócua.
De facto o projecto inicial já previa para aquele local a ETAR embora não definisse qual a solução técnica adequada a uma Estação de Tratamento que fica tão perto de um tão bonito espelho de água. Provavelmente o ideal seria um equipamento coberto, que minimizasse o risco de ocorrerem cheiros e que causasse o menor impacto ambiental e visual possível. 
Em relação a esta última preocupação - o impacto visual - já pouco ou nada de muito relevante se pode fazer, pois a obra já lá está, mas talvez o envolvimento deste espaço por uma cortina de árvores o escondesse um pouco mais!

(Ao fundo na foto é visível a água da Barragem)

Esta obra construída pela empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, com o financiamento de fundos comunitários, está encostada à albufeira da Barragem de Magos - uma zona de lazer por excelência - e muito perto de algumas habitações da Rua da Bica.
Esperemos que o mau cheiro que acompanha muitas destas obras de tratamento de esgotos não ocorra, para não atingir aquelas residências, o que desvalorizaria muito o património das pessoas, e prejudicaria a fruição daquele lindíssimo espaço. 


A população da Várzea Fresca que espera há 10 anos pela entrada em funcionamento da sua rede de esgotos, não merece que a resolução desse problema seja a origem de outros!...
Com tranquilidade vamos esperar que assim não suceda, mas o risco existe, e ele foi causado pela decisão política de ali construir uma ETAR!
Estando a rede de esgotos concluída há tantos anos, estando a ETAR também já concluída, não se percebe porque é que ainda não está a funcionar?! Calendário político?! Displicência?!

4 comentários:

  1. A TAL APOSTA NO TURISMO

    ResponderEliminar
  2. Se me permite, acrescento outro aspecto, relativamente ao impacto visual que afecta a Albufeira e que tem a ver com uma antiga "tenda /esplanada" que houve na dita Barragem de Magos e que agora está em processo de degradação natural, o que na minha modesta opinião transmite a ideia de abandono para com o espaço, já para não falar do cais semi-afundado nas águas e das gaivotas...

    Será que ninguém é capaz de zelar minimamente por este espaço lindo que a natureza nos oferece e o qual está a ser visualmente poluído pelo Homem...?

    Sobre a sua sugestão acerca da cortina de árvores para "esconder" a etar, subscrevo-a totalmente!

    ResponderEliminar
  3. Águas do Ribatejo é + uma empresa pública inútil. Serve para tachos e tachinhos e para engordar ainda os bolsos de certos oportunistas. Serviço de qualidade nem vê-lo! Ao contrário dos € das facturas. Esses não param de subir! Cada dia que passa só me apetece fugir de Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Neste espaço - e já antes (na última campanha eleitoral) - discordámos por diversas vezes da estratégia seguida pelos autarcas na constituição da empresa Águas do Ribatejo, principalmente porque alguns omitiram das suas populações os aumentos que já estavam aprazados até 2013 e porque não aceitaram aumentar em 2009 o preço da água de uma forma menos brutal.
    O que fica claro para já é que estão a decorrer obras no concelho (ETAR da Várzea e ETAR do Granho) e outras se seguirão - esgotos no Granho e alguns esgotos nos Foros e em Marinhais.
    Estas obras são financiadas por fundos comunitários mas parte tem de ser paga pela empresa Águas do Ribatejo que as Câmaras criaram. Logo a empresa tem de contrair empréstimos que vão ser pagos (amortização e juros) pelos clientes daquela empresa. Isso explica de algum modo o crescendo de preços.
    Sem elementos mais precisos não estou em condições de corroborar a apreciação tão negativa que faz da empresa.

    ResponderEliminar