segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONSTRUIR EM REN - ATRASOS INEXPLICÁVEIS III


Na sequência da sentença, confirmada pelo Tribunal Central Administrativo, que anulou a decisão camarária de aprovação da construção de uma habitação em Reserva Ecológica (REN) [ver post de 12-05-2011], o Ministério Público no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria solicitou, em meados do ano de 2010, a demolição daquela moradia.
"Assim, deve ordenar-se a execução da sentença, a qual deve consistir na demolição da totalidade das obras, licenciadas pela referenciada deliberação declarada nula (...) e na reposição do terreno no estado em que se encontrava antes do início das referidas obras, devendo tais operações ser executadas pelos serviços do Município, ou por outrem a seu mando. (...) Deverá ser fixado o prazo de seis meses para a execução dessas operações"

A questão que nos colocamos - sem nos intrometer na decisão jurídica [ver post de 5-05-2011] - é compreender porque é que tem de ser demolida uma casa que, do ponto de vista técnico e ambiental, não o justifica!


A resposta só pode ser: porque colide com o que diz o artº 4º do  Decreto-Lei 93/90 que interdita a construção em REN.
Então se a moradia fica quase no centro do aglomerado urbano dos Foros de Salvaterra, é servida por estrada alcatroada, por todas as infraestruturas essenciais e é ambientalmente inócua, não é a casa que tem de mudar é antes a delimitação da REN que tem de ser corrigida.
Infelizmente a maioria que governa a Câmara Municipal conhecedora deste processo, desde 2004, não decidiu avançar rapidamente com a correcção urbanística que se exigia. Não fez quando devia a alteração ao PDM que teria resolvido logo este problema e começou tardiamente o processo de revisão do Plano Director, que vai demorar anos.
Esperemos que ainda se vá a tempo de rectificar a REN antes da execução desta sentença! Naquilo que estiver ao nosso alcance para agilizar decisões e ajudar, já manifestamos a nossa disponibilidade.

1 comentário:

  1. Segundo sei, porque me foi dito pelos serviços de lisboa,( e eu vi os mapas) é proibido construir entre a estrada nacional 118 e o rio Tejo...Além de ser um tremendo disparate é algo que não cabe na cabeça de ninguém. Se existe problema com as àguas é construir de forma diferente..sò têm que se aprender com a arquitectura tadicional do ribatejo.. Ou então aprender como nos campos se construia.. ou ir ao Escaroupim ver como os pescadores faziam. Nunca entrou água numa casa de madeira de lá.

    ResponderEliminar