segunda-feira, 9 de maio de 2011

PASSIVO DA CÂMARA


Para complementar a apresentação sucinta das Contas da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos referentes ao ano económico de 2010 (ver posts de 29-4-2011 e de 6-5-2011), apresenta-se uma súmula da evolução, nos últimos anos, do endividamento da autarquia.
Em 2010, como já tivemos oportunidade de referir, o passivo financeiro da CMSM fixou-se em 6 milhões de euros. Embora reduzindo cerca de 14% relativamente ao registado em 2009, é o segundo maior passivo de sempre da Câmara [em valor absoluto].
Para permitir que cada um faça a sua apreciação e tire as conclusões que entender como mais ajustadas, apresenta-se seguidamente um gráfico comparativo com as dívidas aos bancos, ao leasing e aos fornecedores nos últimos anos. [Relembro que 2005 e 2009 foram anos em que se realizaram eleições autárquicas]

(clicar em cima para visualizar melhor)

Uma das conclusões que resulta evidente é que nos últimos 4 anos de gestão da maioria BE a dívida municipal aos bancos e aos fornecedores cresceu para mais do dobro, registando um acréscimo de 120%. 

2 comentários:

  1. E a inspecção ordinária da IGAL á Câmara Municipal de Salvaterra de Magos ??? Será que pode dar-nos alguma informação?? Conclusões, etc...

    ResponderEliminar
  2. Ainda que escape ao teor deste post publico o seu comentário caro(a) anónimo(a) para lhe garantir que o farei logo que o possa fazer.

    ResponderEliminar