quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Na intervenção que fará (fez) na reunião de Câmara de hoje, o vereador João Manuel Simões (PS) destacará a importância de se continuar a olhar para as crianças e os seus problemas, pois desse cuidado dependerá, em muito, o Mundo que amanhã TODOS teremos. Disse a propósito:

"Comemora-se hoje dia 1 de Junho o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA. Convém ter presente que esta comemoração não é só uma festa em que alguns recebem prémios e presentes, mas sim um dia em que se “PENSA” nas inúmeras centenas de crianças que por todo o mundo continuam a sofrer de doenças, de fome, de maus tratos e de discriminação.
A segunda guerra mundial deixou as crianças de vários países europeus a viverem em muito más condições, sem saúde, sem casa, sem escola e sem alimentação, por força destas circunstâncias em 1946 foi criado um movimento - o “Fundo Internacional de Emergência para as Crianças” - sob os auspícios da ONU. Com o objectivo de melhorar as condições de vida das crianças nesses estados, quando alguns destes países conseguiram tomar conta das suas crianças, esta Organização virou-se para os restantes países do mundo tendo passado a designar-se por UNICEF, que desde então tem ajudado milhões de crianças por todo o mundo, em especial nos países menos desenvolvidos e nos países em guerra.

(II Grande Guerra, Londres, Inglaterra)

Foi em 1950 que pela primeira vez se comemorou o Dia Mundial da Criança,
No ano de 1959 foi aprovada a “Declaração dos Direitos da Criança”, declaração composta por 10 princípios, trinta anos mais tarde em 1989 a ONU aprovou a “Convenção sobre os direitos da Criança”, devido á sua importância esta convenção tornou-se lei internacional em 1990.
Passados mais de 60 anos sobre o nascimento da UNICEF e depois de todo o trabalho desenvolvido por esta e outras organizações, mantêm-se não só a necessidade de lembrar e de alertar para as situações existentes em todo o globo, mas parece-nos também chegada a hora da reflexão sobre os caminhos que tomam as nossas crianças (e refiro-me agora àquelas que não passam fome, que tem casa, escola e família), as que se ofendem física, e psicologicamente, como infelizmente temos assistido ultimamente nas televisões e nos jornais, algumas delas nos nossos lares e ao lado dos nossos filhos. Sinal dos tempos em que vivemos, a rapidez é tanta que nem tempo temos para inventar ou descobrir termos novos, ficamo-nos mesmo pelo “Bullying”,
Assim podemos afirmar que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: O esquecimento dos direitos das crianças, mas também deve ser aproveitado pelas famílias, pela comunidade educativa, pelo poder local e pelos governos para pensar em medidas que possam tornar as crianças mais felizes e saudáveis física e psicologicamente."

4 comentários:

  1. Recebemos um comentário anónimo que se transcreve em parte: "então a CM não comemora este dia, tal como nos anos anteriores, deve-se perguntar Porquê ????? Não têm dinheiro para umas coisas mas têm para outras exe. Marisa, isto´não é uma questão de opções trata-se da politica do quer posso e mando, uma vergonha,(...). È hora de denunciar estas situações."

    [O editor deste espaço preferiu omitir parte do comentário, na medida em que recorre a um tipo de linguagem que não se coaduna com a usada neste espaço virtual]

    ResponderEliminar
  2. Nem o Dia da Criança nem a Semana da juventude, Camara de Salvaterra ao deus dará...

    ResponderEliminar
  3. O sr. verador é defensor que se faça despesa sem dinheiro e como se a realidade de hole fosse igual à anos atrás?

    ResponderEliminar
  4. Não sei, caro anónimo, como depreendeu isso da leitura do post acima, a menos que o que o anime seja o ataque aos vereadores socialistas!... Não tememos isso, sabemos que nos cumpre informar e procurar influenciar a condução que a maioria faz (ou devia fazer) da gestão autárquica. Quanto ao dispêndio de verbas para assinalar o Dia Mundial da Criança, bastaria que tivessem comprado uns balões, elas ficariam contentes! Os orçamentos municipais demonstram que sempre se gastou pouco com esta data, mas era preciso primeiro que houvesse vontade e essa vai-vos faltando!...

    ResponderEliminar