domingo, 5 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Hoje, dia 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano de 2011 que  a ONU declarou o Ano Internacional das Florestas o slogan para o Dia Mundial do Ambiente não podia ser mais apelativo: Florestas, a natureza ao seu serviço.
Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos o vereador João Manuel Simões (PS) lembrou esta data e afirmou:

"As florestas cobrem cerca de um terço da área terrestre do planeta e cerca de 1,6 bilhões de pessoas dependem delas para a sua subsistência. No entanto,   a desflorestação tem crescido de forma progressiva e a um ritmo alarmante. Em cada ano, 13 milhões de hectares de floresta – área equivalente ao tamanho de Portugal – são destruídos.

Actualmente, estudos comprovam que a conservação e a expansão das florestas são uma grande oportunidade de negócio. Em que investimentos direccionados ao combate e à manutenção da floresta e à silvicultura podem originar um retorno, no curto prazo, 5 vezes superior ao investimento inicial e podem, ainda, gerar a criação de 10 milhões de novos postos de trabalho em todo o mundo, mas para que tal aconteça terão as florestas que se tornar uma prioridade política universal.
Muitos homens e mulheres deste país e do mundo já se aperceberam dos problemas do meio ambiente, inúmeras campanhas se têm desenvolvido e levado a cabo, “Limpar Portugal” foi um bom exemplo disso, cada um de nós deve assumir a sua quota-parte de responsabilidade e participar na preservação do meio ambiente de forma a deixarmos o planeta terra habitável às gerações que se seguem, da mesma forma que ele nos foi deixado pelos nossos antepassados. Ora dispondo esta câmara municipal de um terreno destinado a Ecocentro, que já foi adquirido há mais de dois anos, veríamos com bons olhos que algo já se tivesse feito naquele local com vista à implementação física do equipamento referido, o qual viria suprir uma lacuna que muita falta faz. Reconhecemos que os menos escrupulosos sempre abusarão de deitar lixos em terrenos (florestas) alheios, mas existindo um local para depósito dos mesmos, mais fácil seria regulamentar e condenar esse tipo de comportamentos e atitudes."

Sem comentários:

Enviar um comentário