segunda-feira, 20 de junho de 2011

É PRECISO CUIDAR DO ESCAROUPIM E DA PRAIA DOCE


Esta é uma imagem que ilustra a progressiva degradação que atinge a Praia Doce (Praia dos Tesos), que se situa na freguesia de Salvaterra de Magos, junto ao Rio Tejo.
Sabemos que os actos de vandalismo têm prejudicado grandemente a conservação das pequenas edificações aqui existentes, mas o desleixo e a incúria dos autarcas (BE) que lideram as autarquias com responsabilidades neste espaço de lazer, não beneficiam em nada a qualidade da sua preservação.


      A zona destinada a estacionamento tem as ervas tão crescidas que nem permite em muitos casos vislumbrar os lancis delimitadores desta zona de estacionamento, depois, inúmeras peças de betão que constituem ou constituíam os conjuntos mesa/bancos estão partidos, podendo até alguns deles tornar-se perigosos para os utilizadores. Também as construções existentes precisam de ser limpas, pois até os algerozes das coberturas já apresentam ervas de considerável porte.


     Já na última reunião da Câmara o vereador socialista João Manuel Simões alertou para  o  Parque dos Avieiros do Escaroupim, onde não é possível a utilização de uma das duas mesas existentes, devido à quantidade de vegetação e de ervas daninhas existentes, mais grave ainda quando é dito que essa vegetação está cheia de carraças. 


    Ligeiramente ao lado das mesas e dos bancos encontra-se um resto de sucata de um atrelado de uma motorizada abandonado nas ervas. Parece-nos, por outro lado, que este espaço tem dimensão para receber mais uma ou duas mesas e respectivos bancos e dessa forma permitir que um maior numero de utilizadores - munícipes ou visitantes - possam usufruir daquelas magnificas sombras e acalmia nos dias quentes que se aproximam.

3 comentários:

  1. o abandono, a falta de cuidados de manutenção e a permissão para a proliferação de ervas parece ser uma das etapas de algumas obras/intervenções realizadas pela CMSM...

    neste seguimento, gostava também de ver um post sobre o picadeiro construído em Salvaterra de Magos, para ver se entendo o propósito da sua construção e quais as mais valias para o Concelho que este proporcionou.

    ResponderEliminar
  2. tanto a praia doce como o picadeiro, ou mesmo o escaroupim, sofrem de uma coisa chamada de, desperdício de subsídios por parte da união europeia, visando o desenvolvimento das regiões rurais de portugal. é uma falta de respeito, arranjarem algo com esse dinheiro, e devido a não haver ninguém que fiscalize a sua boa utilização e da manutenção das infraestruturas criadas, reabilitadas e melhoradas , que isto chegue ao ponto de ser uma cultura de ervas. Em vez de no meu ver ser uma mais valia para o desenvolvimento e promoção da região, como também o melhoramento do seu nível de vida. Isto não e só criar, a também que manter... se não, não passamos do que somos e continuamos a ser!

    ResponderEliminar