sábado, 30 de julho de 2011

FESTAS DE MARINHAIS 2011


A Comissão de Festas em Honra de São Miguel Arcanjo tornou público - há já bastante tempo - o PROGRAMA das Festas de Marinhais que terão lugar no próximo fim-de-semana, de 5 a 8 de Agosto. Vai valer a pena vir nestes dias às Festas de Marinhais.

(Clicar em cima para visualizar melhor)

8 comentários:

  1. Não acho oportuno a divulgação do cartaz de festas de marinhais, em fim de semana de festa do granho que se iniciou.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Grande cartaz! Marinhais promete!

    Gostaria de deixar aqui como breves notas algumas sugestões de intervenções a realizar em Marinhais, com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, caso me permita.

    1 - No verão é lamentável o fraco caudal de água que corre pelas torneiras da rede pública, sobretudo depois das 18h nas zonas mais longínquas do depósito da água. Muitos esquentadores não têm sequer água suficiente para poder trabalhar, pelo que várias actividades, como o banho, ficam assim condicionadas ou a horários mais antecipados ou mais tardios.
    Neste sentido apelo para que haja alguma intervenção no sentido de aumentar o caudal de água que corre pelas torneiras da Vila ao fim da tarde, por exemplo com a construção de um segundo depósito e a divisão do abastecimento em zonas por cada um dos depósitos.

    2 - Muito me agrada ver a velocidade com que os Ecopontos de Marinhais ficam cheios!É sinal que há cada vez mais consciencialização para a necessidade de reciclar embalagens! Não nos podemos é esquecer de que primeiramente devemos reduzir o consumo de embalagens, se possível reutilizá-las e só em última opção as encaminhar para reciclagem! Mas, pelo que observo, os Ecopontos existentes já não satisfazem a procura cada vez maior, daí encherem rapidamente!
    Assim, e para que muitos residentes não precisem de fazer km's para depositar as suas embalagens, o que nalguns casos pode até ser impedimento para fazer a reciclagem, apelo para a instalação de mais Ecopontos em Marinhais.

    3 - Junto à Escola EB 2,3, de Marinhais, deixo duas sugestões de melhoria a fazer para melhorar a segurança e o bem estar das crianças que a frequentam.
    3.1 - Construção de um abrigo para albergar as crianças, sobretudo quando chove, pois nenhum cidadão gostaria de esperar pelo autocarro à chuva, como acontece com as crianças que estudam naquela escola quando está a chover.
    3.2 - Aplicação de barreiras para impedir a passagem de veículos entre as Ruas Capitão Salgueiro Maia e Rua Quinta de Santo António pelo espaço existente entre as moradias que se situam em frente à EB 2,3 e o prédio e edifício da Pastelaria. Este pedido visa garantir a segurança das crianças que em períodos de aulas frequentemente circulam neste espaço, nomeadamente para aceder ao jardim e à Pastelaria, e que muitas vezes são surpreendidas com veículos que ali transitam a velocidades desapropriadas, tendo já ocorrido casos de quase atropelamentos relatados por algumas crianças e encarregados de educação.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a crítica. Divulgarei sempre as Festas de Verão com uma semana de antecedência, pois o blog chega a outras pessoas que assim poderão preparar melhor o fim-de-semana que se avizinha. Já há uma semana fiz o mesmo em relação às Festas do Granho que se iniciaram ontem e não hoje. Em complemento, como julgo saberá uso o facebook para divulgar o blog e o concelho e se reparar aí faço referência a ambas as Festas.
    Para mim divulgar é fazê-lo com antecedência, espero que depois a divulgação se faça boca-a-boca.

    ResponderEliminar
  4. Em relação à primeira das preocupações (falta de água9 a situação está inventariada há já alguns anos, pois ocorre sempre nos meses de Verão e nos períodos de maior consumo. A Câmara Municipal não adoptou nenhuma solução e agora incumbe à empresa Águas do Ribatejo avançar com a solução. Aparentemente vai construir um novo reservatório e espero que novas captações de água. Neste espaço político prefiro para já não comentar a solução técnica alegadamente indiciada, ainda que me suscite preocupação.
    É uma luta constante da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, diga-se, para a empresa Ecolezíria que assegura a recolha deste tipo de resíduos ou aumentar a frequência de recolha ou colocar mais recipientes. Sei que em Marinhais há alguns (poucos) meses foram colocados mais alguns. sei que a Junta de Freguesia de Marinhais faz muita vezes o encaminhamento directo desse tipo de resíduos dos comerciantes ou dos próprios ecopontos para o destino final, mas mesmo assim o que diz é uma realidade.
    Quanto ao abrigo para a s crianças faz todo o sentido e é competência municipal, quanto à circulação de viaturas junto à EB 2,3 de Marinhais não estou de momento em condições de me pronunciar, mas fica registada a sua opinião. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de saber que já foi muitas vezes falado, penso que seria importante encontrar uma forma de reduzir a velocidade dos veículos que transitam na EN 367, que cruza o meio da Vila. Todo o comercio se situa nesta rua, o Jardim e Parque Infantil também, e é inadmissível que ligeiros e pesados circulem aqui como se de uma EN (fora da localidade) se tratasse, quando não passam mais rápido. Penso que a instalação de lombas não seja vantajoso (por causa do ruído para as pessoas que habitam), mas provavelmente a colocação de sinalização luminosa pudesse ajudar, para além de uma maior fiscalização por parte da GNR. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. A sua preocupação e sugestão coincide com o nosso ponto de vista.

    ResponderEliminar
  7. Em Marinhais já cheira a Festa!
    O recinto começa a ganhar cor e as ruas estão cada vez mais bonitas!
    Desejos de que o tempo ajude e as festas prosperem!

    ResponderEliminar
  8. Assim seja... fazemos nossos os seus votos de bom tempo e de sucesso.

    ResponderEliminar