quinta-feira, 14 de julho de 2011

O CONCELHO QUE A BRISA ESQUECEU


Uma das formas de chegar a Salvaterra de Magos, vindo da Área Metropolitana de Lisboa, é através da A1, sair no nó do Carregado e optar pela A10. Pouco depois de atravessar a ponte da Lezíria há que tomar a 1ª saída.


Infelizmente nenhuma das placas que assinalam a saída para a Nacional 118 têm qualquer indicação alusiva ao concelho de Salvaterra de Magos.


O que é mais caricato é que são indicadas três localidades do concelho nosso vizinho, duas delas para sul (Samora Correia e Porto Alto) e uma para norte do nó.
A BRISA preferiu omitir que também para norte, a 5 Km de Benavente, existe Salvaterra de Magos. Se são indicadas duas povoações para sul porque não fazer o mesmo para norte (Benavente e Salvaterra)?!
Fica aqui a nossa discordância por este tratamento desigual e também o pedido de correcção, matéria sobre a qual já tivemos oportunidade de intervir numa das reuniões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dos últimos meses.
Não estamos a falar de bairrismo bacoco, mas antes de ajudar a promover e divulgar um concelho que já tem alguma oferta turística e onde os comerciantes clamam por novas oportunidades de negócio.

14 comentários:

  1. A diferença está em 30 anos de CDU e Ganhão em Benavente, e em 30 de PS e Moreira + BE e Anita em Salvaterra.
    Eu não percebo o seu alarmismo!

    ResponderEliminar
  2. Creio que o termo "alarmismo" não se aplica ao conteúdo do post, até porque não estamos a falar de uma situação de perigo iminente em que seja preciso dar o alarme, mas sim de um tratamento desigual que prejudica o nosso concelho.
    Aproveitar esta opção (ou lapso) BRISA para fazer propaganda por uma força partidária não me parece uma escolha acertada. Seria bem mais útil que juntasse a sua voz à nossa e seguramente à dos autarcas BE e, em conjunto, conseguirmos a correcção deste erro com consequências económicas para todos nós. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  3. Sugestão aceite, então vamos a isso? O que tenciona fazer? Foi e é durante o mandato BE na Câmara e do PS no Governo em que esta situação se verificou!

    ResponderEliminar
  4. O assunto já foi discutido em reunião de Câmara, sem resultados práticos, por enquanto! O passo seguinte podia ser uma das bancadas na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos apresentar um voto de protesto que deverá ser votado e encaminhado para aquela empresa com conhecimento ao Ministro que tutela o sector. Se assim não for lá podemos ter de recorrer a outras formas de publicitação da situação. A ver vamos o que dá!

    ResponderEliminar
  5. Força! Só não percebo porque tendo a sua força politica (PS) tantos deputados municipais ainda nenhum tenha feito tal voto de protesto, alias as intervenções dos deputados socialistas resume-se a muito pouco...

    ResponderEliminar
  6. Os deputados municipais socialistas ainda não o fizeram para dar a oportunidade à bancada da CDU, afinal precisam de se mostrar um pouco mais pois os eleitores não foram generosos no último acto eleitoral autárquico!
    Não esperava que avaliasse positivamente o trabalho dos autarcas socialistas, afinal somos adversários!...

    ResponderEliminar
  7. O senhor tambem recorre ao cinismo? Os deputados municipais não o fazem porque simplesmente se estão marimbando para os assuntos e problemas do concelho! Dai não fazerem o uso da palavra a que tem direito nas AM, bem como sabem, que quando ganharem vão fazer muita coisa igual....ou pior...
    Mas vá meta lá o nome de Salvaterra na placa!

    ResponderEliminar
  8. Os eleitores não foram generosos com a CDU não elegendo o seu candidato como vereador e quem mais perdeu com isso foi o concelho, não menosprezando o seu trabalho enquanto oposição, o PSD tem sido uma nulidade enquanto tal e nas AM`s o mesmo se verifica na generalidade das bancadas

    ResponderEliminar
  9. Em vez de "cinismo" teria preferido "humor", mas o comentário e a opinião são suas!...

    ResponderEliminar
  10. Caro Hélder Esménio, não tenho por hábito, comentar os seus posts - apesar de ser um assíduo leitor do seu blog. Não o faço, porque não quero induzir qualquer tipo de publicidade gratuita, à minha pessoa ou ao partido que represento na AM. Mas gostaria de lhe fazer dois reparos. Em primeiro lugar, os deputados da CDU, não precisam de "mostrar um pouco mais" aos eleitores, como o senhor diz em tom irónico, como se os deputados da CDU não apresentassem propostas na AM de Salvaterra de Magos - relembro-lhe que somos apenas 2 deputados e intervimos tanto ou mais que as bancadas com mais deputados na AMSM(BE +PS)!Em segundo lugar, se o nosso vereador(Vasco Feijão) no anterior mandato "não mostrou um pouco mais", pergunto-lhe o que é que o PS e PSD, fizeram no anterior mandato, para que os eleitores fossem mais generosos, para com estes dois partidos? As actas camarárias, não mentem, sobre o nosso trabalho no anterior mandato:Vasco Feijão, foi claramente o vereador da oposição, mais interventivo, apesar dos óbices que dificultaram muito a sua função.

    Não lhe fica bem este tipo de comentários, nem esse registo humorístico. Sugiro, que responda, somente a pessoas que se identifiquem, tal como eu faço!

    Em relação ao assunto deste post, concordo, que deveriamos agir em conjunto, no sentido de pressionar a Brisa, acabar com estas discriminações em relação ao Concelho de Salvaterra de Magos.

    Cumprimentos

    Alexandre Fonseca

    ResponderEliminar
  11. De quem é mais novo esperava melhor disponibilidade para destrinçar o que é humor do que é crítica política. O Sr. deputado sabe bem que este espaço tem o mais profundo respeito pela CDU e pelos seus autarcas, principalmente por aqueles que há mais anos defendem as suas ideias e os seus ideais.
    Quando tiver de fazer crítica política faço-o directa e abertamente.
    Ao contrário do que o Sr. deputado fez não comentarei, nem avaliarei, o trabalho da bancada da CDU na AMSM, nem dos vereadores do anterior mandato. Não me parece uma atitude leal pois essa avaliação é feita pelos próprios, pelas estruturas que os enquadra e no acto eleitoral.
    Prefiro sempre, como compreenderá, que os comentários não sejam anónimos, mas não posso retirar essa possibilidade aos leitores, pois sei bem do receio que as pessoas sentem em se expor, uma dia talvez possamos aqui - e um pouco por todo o lado - viver em democracia plena!
    Se eu puder ajudar conta comigo para isso!

    ResponderEliminar
  12. O assunto das placas só não é ridículo porque é trágico.. é tragico e é sintomático do abandono e o desinteresse que o executivo da CMSM pratica à anos no concelho. Nada ter feito durante todo este tempo depois da inauguração da A10, nem ao menos ter questionado a brisa da razão do raio do nome de Salvaterra ainda não lá estar.

    ResponderEliminar
  13. Quer dizer...ridiculo e trágico é tambem o facto de estarmos aqui só a culpabilizar a autarquia BE (que ja estamos velhos de saber do que se trata, inercia, falta de visão, quero posso e mando), enquanto estas obras de responsabilidade do governo central PS foram feitas durante o mandato em que o nosso concelho teve no plenário um dingissimo deputado eleito pelo PS que bem podia ter questionado no devido tempo e nos devidos lugares a falta do nome na placa. tal como um deputado eleito pela região e acima de tudo deste concelho devia ter feito em prol da população e do concelho.
    Estou certo ou estou errado????????

    ResponderEliminar
  14. Como podem ver pelo teor do post - e porque é um tema que ainda pode ter resolução, ao contrário de outros, infelizmente, que prejudicam o n/ concelho - preferi tentar unir vontades do que buscar culpados. A opção de alguns comentários vai em sentido contrário, discordo.

    ResponderEliminar