domingo, 24 de julho de 2011

SALVATERRA DE MAGOS NOS CENSOS 2011


Ainda que não sejam conhecidos parâmetros como taxas de actividade e de desemprego, habilitação académica e distribuição da população pelos escalões etários, entre outros, estes resultados (preliminares) são já um indicador fiável da evolução populacional e do acréscimo de edifícios, alojamentos e famílias no nosso concelho.


A população no concelho era em 1991 de 18.979 pessoas, evoluiu em 2001 para 20.161 e neste ano atingiu os 22.053 residentes. O oportuno conhecimento da sua distribuição pelos escalões etários permitir-nos-á saber se o envelhecimento populacional foi muito significativo ou se se verifica alguma “retoma” dos escalões dos mais jovens.
Neste mesmo período o peso dos homens no conjunto da população variou de 48,9% (em 1991), 48,4% (2001) e 48,2% (em 2011).

(clicar em cima para visualizar melhor)

Como podem ver no mapa do concelho acima, a freguesia dos Foros de Salvaterra foi a que mais ganhou população, ultrapassando os 20%. Marinhais registou um aumento populacional compreendido entre os 10% e os 20%. Salvaterra de Magos fixou também mais população (entre 2% e 10%), enquanto Muge e Granho terão estabilizado a sua população na última década. Neste mesmo período a freguesia da Glória do Ribatejo terá perdido alguma população, fixando-se esse decréscimo no intervalo compreendido entre os 2% e os 10%.
Não podemos ser mais precisos, neste momento, pois o Instituto Nacional de Estatística (INE) ainda não divulgou a totalidade dos elementos recolhidos. A freguesia de Marinhais continuará a ser a mais populosa, seguindo-se-lhe as freguesias de Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Muge e Granho.

Sem comentários:

Enviar um comentário