quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 17-08-2011


Por motivo de férias não esteve presente a vereadora Margarida Pombeiro (BE).

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE) salientou que as equipas de remendagem de pavimentos betuminosos estavam em Marinhais e na Glória do Ribatejo, que se faziam algumas beneficiações em habitações sociais do B. da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, assim como, da calçada de alguns passeios também na sede do concelho. Referiu que o Centro Escolar de Salvaterra avançava a bom ritmo e que no próximo mês de Setembro arrancavam os trabalhos de revestimento dos pavimentos junto às garagens do B. da Chésal. Para o Granho Novo destacou o alargamento do Ecoponto para eventualmente se colocarem mais contentores. Destacou ainda o apoio dado às Festas de Muge, Marinhais e da Glória do Ribatejo na montagem dos recintos, o que também vai suceder com as organizações das Tasquinhas de Verão e o Festival de Folclore de Marinhais. A propósito deste tema os vereadores socialistas (Helder Esménio e João Manuel Simões) fizeram a intervenção que se reproduz a seguir. 

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Luís Gomes (BE) fez uma declaração sobre a vice-presidência da Câmara e a sua esperada nomeação como representante da Câmara na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, em que realçou que é da responsabilidade da Srª Presidente a nomeação dos vereadores a tempo inteiro e a designação do vice-presidente, pelo que respeita a sua decisão. Afirmou que eram muitos os exemplos em que não se cumpria a ordem na lista candidata. Reforçou o seu total apoio ao vereador Manuel Neves (BE) e disse que a sua prática de 2 anos demonstra que a sua entrega foi total sem que isso tivesse correspondido a qualquer cargo ou pelouro. Terminou dizendo que teria muita honra em aceitar o convite da Srª Presidente da Câmara.
A Srª Presidente da Câmara informou que decorria concurso para o alargamento do horário dos 4 jardins-de-infância públicos, que manteriam as crianças das 8h às 18h (e não apenas das 9h às 15h). Voltou a dizer que decorrem os passeios dos idosos a Constância, até meados do mês que vem. Confirmou-se [ver post de 16-8-2011] a colocação no concelho de 3 novos médicos. [Helder Esménio e Jorge Burgal congratularam-se também com esta notícia e fizeram-se votos para que os Postos de Saúde de Muge e do Granho reabram com brevidade]. Afirmou que na reunião havida com a Administração da CP por causa do Protocolo que garante a ligação ferroviária de passageiros entre Coruche e o Setil (servindo as nossas estações de Marinhais e de Muge) as Câmaras Municipais de Coruche e de Salvaterra de Magos manifestaram a sua disponibilidade para manter o Protocolo que em Setembro termina. Vai ter de se aguardar por decisão da CP e da tutela. Realçou ainda o bom trabalho feito pelas Comissões de Festas de Muge e de Marinhais e que em ambos os casos as freguesias e o concelho saíram a ganhar. [O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) também se associou a estes parabéns, lembrando que o trabalho desta Comissão também beneficiou do facto de poder contar com um Pavilhão de Festas recuperado e isso devia-se às verbas angariadas pelas Comissões de Festas de 2009 e 2010].
O vereador Helder Esménio (PS) - ao contrário do que é habitual nos vereadores socialistas, pois não costumam sair de temas da realidade local - fez uma breve reflexão sobre os tumultos em Inglaterra que se reproduz. [O vereador Jorge Burgal referiu-se também a este tema falando em actos de vandalismo e de violência pura, mostrando-se chocado com a idade de algumas das crianças envolvidas nos tumultos. Corroborou ainda as palavras do vereador Helder Esménio dizendo que não se deve confundir tolerância com a permissão deste tipo de actos violentos].

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador socialista fez uma recomendação à maioria para, pelo menos no Verão, lavar as ruas e os passeios das zonas mais urbanas e para colocar água nas sargetas para os maus cheiros não surgirem.
(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio terminou lembrando que há 16 meses havia sido prometido o envolvimento dos autarcas da oposição nas reuniões junto da equipa que elabora o PDM de Salvaterra de Magos e até agora nada havia acontecido. Voltou a apelar à correcção desta situação pois não é do interesse público que este documento seja gerador de divisões em vez de reunir consensos.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador João Manuel Simões (PS) salientou ainda como um bom exemplo de tarefas a realizar pelas juntas de freguesia, em articulação com a Câmara Municipal, o trabalho que está a ser feito, pela Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, na limpeza e desassoreamento do Ribeiro daquela povoação.


(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) apelou a que fosse restabelecido o funcionamento da Secção de Muge dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, nomeadamente nos meses de Verão. Recomendou à maioria camarária que cuidasse rapidamente do Pavilhão Desportivo de Marinhais, pois as aulas estão para breve e há marcações a carecer de uma repintura e uma baliza que está solta do pavimento. [A Srª Presidente disse que os Serviços já sabiam da situação e que oportunamente a reparariam]. Aquele vereador assinalou que em vários locais do concelho há iluminação pública ligada durante o dia o que representa desperdício de custos e danos ambientais, pois obriga à produção de mais energia. [Também aqui a Srª Presidente disse que já são inúmeras as vezes em que a EDP é contactada para resolver estas situações].

No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 10ª alteração orçamental, aprovaram, por unanimidade, um protocolo que concede ao Clube Náutico de Salvaterra de Magos 500€ para a organização de uma prova desportiva de âmbito nacional. Foram também aprovadas algumas isenções de taxas a conceder a colectividades e Comissões de Festas do concelho. Foi aprovada por maioria (abstenção de todos os vereadores da oposição) a proposta da Srª Presidente que visava a alteração da composição do júri do concurso para nomeação de um chefe de divisão administrativa.

2 comentários:

  1. Novamente uma máquina avariada no concelho de salvaterra, já não bastou a niveladora que esteve parada alguns meses pela avaria e falta de substituição de uma peça, que teve de ser pedida a um outro pais, pois ao que parece não havia em portugal. Como agora avariou a varredora, e ao que parece também não deve de haver a peça ou alguém em portugal que a repare. E também de referir que deve ter já ocorrido a actualização do fogão normal de 4 bicos, na câmara para um de indução de 5 bicos, para suportar 5 tachos, ficarei à espera de saber de quem é amigo e conhecido.

    ResponderEliminar
  2. Parece que tambem está em lume brando a nomeação do secretário para a vereadora Pombeiro. São muitos os amigos e filhos de amigos á espera da noemação para o cargo, bem apetecivel, no entanto a ginastica tem que ser muito acrobatica para agradar a uns sem desagradar a outros. Todos dos mesmos. Não se compreende é o tempo que o cargo está disponivel com tantos disponiveis para o mesmo.

    ResponderEliminar