domingo, 11 de setembro de 2011

HÁ QUEM ESTEJA A TRATAR MENOS BEM O PODER LOCAL


Ajudam a desacreditar o Poder Local todos os que sendo autarcas contribuem com a sua acção para desvirtuar o edifício democrático.
Desrespeitam-no aqueles que tratam com menor correcção os seus adversários políticos, dando fundamento aos que defendem executivos camarários monocromáticos! [Discordamos, porque entendemos que isso empobreceria a democracia representativa, afastando ainda mais os cidadãos dos seus eleitos.]
Há várias outras razões que desacreditam a administração local, da experiência de dois anos que leva este mandato destacaria como menos positivo:

  • Deixar para os vereadores da oposição em grande medida a mera ratificação das decisões já tomadas;
  • Afastar aqueles vereadores da maior parte das reuniões de preparação da regulamentação municipal, negando-lhes, por exemplo e por enquanto, a possibilidade de se envolverem na revisão do PDM;
  • Esquecer aqueles vereadores quando dos eventos municipais, convidando associações, autarcas das freguesias e da Assembleia Municipal;
  • Não observar deliberadamente o regime jurídico que regula o funcionamento deste órgão autárquico prejudicando a acção daqueles vereadores - alterando e adiando reuniões sem cumprir a antecedência mínima legal, atrasar o envio da documentação para as reuniões e a aprovação de actas com mais de 3 e 4 meses sobre a data da sua realização, quando a norma legal diz que isso deve ocorrer na reunião seguinte.

Tratar os vereadores como empecilhos, tentar condicioná-los ou negar-lhes informação não é seguramente a melhor forma de evidenciar a vitalidade do Poder Local e a sua importância na nossa vida colectiva. Melhores dias virão!


1 comentário:

  1. Eng. Helder, não se admire da maneira como são tratados pela Presidente os vereadores da oposição. Até parece que o Senhor Eng. não sabe em que escola política foi educada a Senhora?
    Então, o que dirão os vereadores do BE, que pouco ou quase nada interferem no destino da Autarquia.
    É a lei do "quer, posso e mando".

    ResponderEliminar