quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LIXOS: O MONSTRO


São muitas as imagens que podíamos obter, um pouco por todo o lado no nosso concelho, com o acumular de lixos de todo o tipo que são deitados ao chão junto aos contentores.

(Est. dos Almocreves)
(Granho Novo)
(Bairro da Chésal)
(Estrada da Lagoa)
(Rua do vale Queimado)


Como tivemos oportunidade de referir na última reunião da Câmara esta situação, apesar de tudo, é preferível ao abandono de lixos, resíduos e "monos" nas matas e pinhais do concelho, prejudicando as nossas florestas e o ambiente.

A extensão e a dispersão do nosso tecido urbano, principalmente nas freguesias de Marinhais, Foros de Salvaterra e até de Salvaterra de Magos torna quase impossível o sucesso pleno das operações de limpeza.
Os autarcas vão ter de regulamentar esta questão, vão ter de encontrar locais onde as pessoas possam entregar os diferentes tipos de lixos, vão ter de dar a conhecer contactos telefónicos para obter informações e pedidos de ajuda em relação aos "monos" e aos materiais mais volumosos, vão ter de definir se há ou não lugar à cobrança deste tipo de prestação de serviço e têm de estabelecer as coimas a aplicar aos que infringem.
Os objectivos são os mesmos de sempre - reduzir, reciclar e reutilizar. Só com a ajuda de todos vai ser possível tornar o nosso planeta sustentável, diminuir a nossa pegada ecológica e manter as nossas ruas e as nossas povoações limpas e mais dignas.

1 comentário:

  1. Boas intenções vejo que há, espero que a intenção não seja posta de lado e se ignore a questão por mais tempo!

    ResponderEliminar