quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MALTRATAR SINAIS. PROTEGER OS PEÕES.

(R. Manuel da Lídia, Marinhais)

Já não é a primeira vez que aqui trazemos o tema da vandalização de sinais de trânsito, agora em Marinhais. As fotos, em ambos os casos, dizem respeito à sinalização de passadeiras para peões, o elo mais fraco de entre todos os que usam a rede viária.
Têm sido vários os acidentes, alguns dos quais com consequências muito graves, que se verificaram na EN 367 em resultado da deficiente sinalização das passadeiras para peões e das elevadas velocidades de circulação que muitos automobilistas adoptam no atravessamento da vila de Marinhais. Vai ser preciso fazer algo e urgentemente!

(EN 367, Marinhais)

Os vereadores socialistas já propuseram em reunião de Câmara a regulação semafórica de mais entroncamentos na freguesia, como acontece com o acesso à Escola EB 2,3 e a intersecção com a EN 118. A adopção dessa medida permitiria interromper a marcha dos veículos, contribuiria para a redução das velocidades e ainda para o objectivo geral de diminuir a sinistralidade rodoviária, pois as entradas e saídas da EN 367 e das vias municipais passaria a ser protegida.
Se nada for feito neste domínio, designadamente nos entroncamentos da R. das Maravilhas, da R. de Magos, da R. António dos Santos Pancada e da R. Manuel da Lídia, vai ter de se avançar para a elevação das passadeiras, única forma - para além dos semáforos luminosos - de "travar" as viaturas e proteger os peões, dado que a construção de rotundas em zonas urbanas consolidadas é, regra geral, inviável.
A Câmara Municipal e/ou as Estradas de Portugal vão ter de desenvolver, com brevidade, um projecto para tratar esta questão.

1 comentário:

  1. Semáforos, por favor!
    Sugiro que também no entroncamento/cruzamento da Rua João Pinto Figueiredo com a EN367 e o Largo da antiga praça de Marinhais sejam colocados semáforos.

    ResponderEliminar