quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 7-09-2011


No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE) informou, entre outros, do apoio logístico dado à Comissão das Festas da Glória e às “Tasquinhas de Verão” em Marinhais. Disse que estavam a ser feitas 2 ilhas ecológicas em Marinhais, depois de já terem sido colocadas 3 em Salvaterra de Magos e que estava a haver reparação de pavimentos em calçada em Muge e em betuminoso na Glória do Ribatejo (Rua da Ribeira). Nesta freguesia prossegue a parceria com a Junta de Freguesia para colocar lancil na Rua da Quebrada de Água, o mesmo acontecendo nos Foros de Salvaterra para colocar manilhas pluviais e lancis junto à Escola do Estanqueiro. Terminou informando que decorriam trabalhos de limpeza e reparação nas escolas primárias e que já havia sido enviado ofício ao Director das Estradas de Portugal para reparar os semáforos avariados. A este propósito o vereador João Manuel Simões (PS) fez a intervenção que se reproduz seguidamente.

(clicar em cima para ler melhor o texto)

A vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que estava na Biblioteca Municipal uma exposição do pintor João Pires, que os passeios dos idosos terminariam para a semana, que se prepara o início do ano lectivo e que se aguarda pelo Despacho governamental que define o âmbito da acção social (aquisição de livros e material escolar).
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma intervenção política criticando os cortes sociais principalmente os que incidem na educação, na saúde e na segurança social.
A Srª Presidente da Câmara saudou o Clube Náutico pela prova de canoagem realizada no Escaroupim onde foram apurados 15 atletas para o Nacional que decorrerá em Águeda. Afirmou que a Equimagos não se vai realizar de novo este ano por razões financeiras [facto que o vereador Jorge Burgal lamentou], acrescentando que as comemorações do 2º aniversário sobre a reabertura da Falcoaria Real – mascado para os dias 16, 17 e 18 de Setembro - vai procurar suprir esta lacuna. Informou que este ano voltaria a haver (gratuitamente) ginástica para seniores e que a partir do dia 1 de Setembro o balcão dos CTT já estava a funcionar na Delegação da Câmara que fica na sede da Junta de Freguesia de Marinhais. [O vereador Helder Esménio (PS) felicitou a maioria na Câmara por ter criado as condições à manutenção daquele serviço público na freguesia]. Terminou lamentando que a CP tenha decidido encerrar o transporte de passageiros por comboio no ramal Setil/Coruche, aguardando o agendamento pelo Sr. Secretário de Estado de uma reunião que as Câmaras de Coruche e Salvaterra lhe solicitaram. A este propósito o BE apresentou uma moção solidarizando-se com as pessoas que serão afectadas com o fim do transporte em 30 de Setembro e exigindo ao Governo a manutenção daquela linha. [Apesar da aprovação unânime, o vereador Helder Esménio (PS) questionou a “bondade” da estrutura de custos da CP, lamentou a fraca adesão dos munícipes a este serviço e, apesar de considerar que esta linha seria estratégica um futuro Plano de Desenvolvimento Económico do concelho, questionou-se se numa análise custo/benefício os cidadãos do concelho entenderiam que a Câmara gastasse 100.000€/ano com este transporte! O vereador Jorge Burgal (ex-PSD), na sua intervenção, apelou a que a Câmara renegociasse a questão com a CP argumentando que há outros ramais ferroviários que dão prejuízo, que vai ser feito um forte investimento na divulgação do serviço e que, em face da desistência da C. M. do Cartaxo deste Protocolo, as C. M. de Coruche e Salvaterra de Magos talvez pudessem suportar a parte dos encargos que antes cabia às três Câmaras. Hipótese que a Srª Presidente da Câmara repudiou de imediato].

O vereador Helder Esménio (PS) iniciou a sua intervenção neste período destacando alguns eventos e algumas colectividades/entidades pelo trabalho realizado. Falou das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória e do 45º aniversário da elevação da Glória do Ribatejo a freguesia, enalteceu o Grupo de Forcados Amadores de Salvaterra de Magos e sublinhou a organização, pela Junta de Freguesia de Marinhais, do evento “Tasquinhas de Verão”. Não esqueceu todas as colectividades que participaram e o Festival de Folclore levado a cabo pelos “Lusitanos” de Marinhais.


(clicar em cima para ler melhor o texto)



[A Srª Presidente da Câmara, os vereadores Manuel António e Jorge Burgal (ex-PSD), tal como os vereadores socialistas como acima se pode ler, felicitaram a Comissão de Festas da Glória. A Junta de Freguesia de Marinhais pela organização das “Tasquinhas de Verão” e o os “Lusitanos” de Marinhais pelo seu Festival de Folclore].

Aquele vereador socialista fez uma intervenção, que se reproduz, sobre o poder local, o seu financiamento e as alterações que alguns pretendem fazer e que foram recentemente veiculadas pela comunicação social. Mostrou-se muito apreensivo pois algumas ideias diminuem a qualidade da democracia representativa, afastando os eleitores dos eleitos, e na prática conduzirão a novas concentrações de Poder.


(clicar em cima para ler melhor o texto)


Outro dos temas que o vereador Helder Esménio não quis deixar de denunciar é a situação da saúde no concelho, enfatizando a irresponsabilidade que é fazer sair médicos que aqui trabalhavam sem que outros tivessem entrado para os substituir. O melhor exemplo do abandono a que as populações estão votadas é o que estão a passar as freguesias de Muge, Granho e agora também Glória do Ribatejo.



(clicar em cima para ler melhor o texto)


Este vereador terminou reproduzindo algumas preocupações de encarregados de educação sobre a necessidade de se acelerar o apoio municipal às famílias para a aquisição de livros e material escolar, assim como na rápida atribuição das bolsas de estudo para os estudantes do ensino superior. Apelou ainda a que fosse mais frequente a cedência dos autocarros municipais para o transporte das crianças em visitas de estudo o que faria com que seus pais despendessem menos dinheiro com a sua educação.
O vereador João Manuel Simões (PS) referiu-se, por fim, à situação em que se encontram as estruturas de madeira (cais e plataformas) da aldeia do Escaroupim, pedindo a rápida substituição da viga de madeira que está partida e que impede o acesso de passageiros transportados nos cruzeiros turísticos do Tejo à aldeia.




(clicar em cima para ler melhor o texto)


O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) manifestou, ainda, a sua preocupação pelo badalado encerramento da Repartição de Finanças de Salvaterra de Magos, o que vem sendo sistematicamente desmentido pela tutela daquele serviço, e lamentou que por causa de uma avaria nos semáforos a Ponte D. Amélia tenha estado encerrada ao trânsito durante 6 dias. Lamentou ainda a pouca eficácia da sinalização que devia estar mais próxima das povoações. [O vereador Manuel António disse que a empresa que fez a reparação do semáforo identificou inicialmente mal a peça avariada e que o trânsito está totalmente restabelecido desde as 13 horas de hoje, dia 7 de Setembro].

No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da actividade do Instituto de Educação e Formação do Sorraia, Ldª, vulgo Escola Profissional de Salvaterra de Magos, apresentação feita pelo actual representante da CMSM na Escola, Dr. Arnaldo Lopes. Destaque ainda para a adjudicação do “Arranjo urbanístico do Rossio de Muge”, obra financiada pelo FEDER, que vai durar 240 dias e está orçada em 877.864,04€ + IVA. Foram também já adjudicados o prolongamento dos horários dos jardins-de-infância e as refeições escolares quer dos alunos do pré-escolar como do 1º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário