domingo, 23 de outubro de 2011

MÉDICOS(AS) DA COSTA RICA

(Bandeira da Costa Rica)

Finalmente!
Chegou finalmente a Portugal, no final da semana, o documento de reciprocidade passado pela Costa Rica que desbloqueou a inscrição na Ordem dos Médicos dos 9 clínicos oriundos daquele País que há muitos meses aguardavam "luz verde" para poderem iniciar as tarefas que aqui os trouxeram e para as quais foram contratados.
No essencial aquele Documento assegura que os médicos portugueses terão na Costa Rica reconhecimento profissional idêntico àquele que em Portugal foi dado aos profissionais originários daquelas paragens.


A extensão de saúde da Glória do Ribatejo vai finalmente começar a poder contar com os cuidados de saúde prestados por duas médicas provenientes daquele país da América latina. Já não era sem tempo!...

6 comentários:

  1. E as freguesias de Muge e Granho? Como ficam?

    ResponderEliminar
  2. Não foi dada qualquer informação a esse respeito quer na comunicação social, como em nenhuma reunião de Câmara. Antes da transferência dos dois médicos que antes estavam na extensão de saúde da Glória do Ribatejo e com o reforço destas duas médicas chegou a pensar-se que o problema das freguesias de Muge e Granho estaria em vias de resolução. Contudo com a saída dos dois clínicos, a entrada destas médicas apenas mantém tudo na mesma. Lamentável, de facto!

    ResponderEliminar
  3. A verdade seja é que nem a Junta de Freguesia de Muge, Glória e Granho nem a Câmara Municipal tem dado importância a este assunto. Aquando das reportagens sobre estes clinicos dava sempre o caso de Torres Novas, protagonizado pela Comissão de Utentes e apoiada pelos Presidente da Câmara. Nós na mesma situação nem uma alinea a este respeito. É caso para perguntar o que fazem os acessores de imprensa da Câmara Municipal de Salvaterra?

    ResponderEliminar
  4. A crítica que faz aos autarcas dessas freguesias parece-me bem injustas. Todos eles reuniram, insistiram e participaram em todo o tipo de reuniões com a Direcção do ACES da Lezíria, elaboraram-se n moções e chamadas de atenção públicas e nisso os autarcas das freguesias, da Câmara e da Assembleia Municipal estiveram unidos. Quanto à projecção das suas acções na comunicação social isso muitas vezes tem que ver com a dimensão, estratégias de comunicação mais ou menos felizes, etc, mas por diversas vezes o assunto foi tratado pelos órgãos de comunicação social local e regional (rádios e imprensa). E talvez tão ou mais importante que isso, asseguro-lhe que a primeira responsável da ACES sabe bem do problema!...

    ResponderEliminar
  5. Ó senhor Engenheiro ler moções em assembleias de freguesia é sacodir agua do capote!!! A primeira responsavel da ACES sabem bem desse e de todos os problemas, saber sabe, como todos sabemos, mas "quem mais chora é quem mais mama". E o que se tem visto no nosso concelho é que ninguem chora, sobretudo os Presidentes de Junta de Muge e do Granho, que deixaram a situação chegar onde chegou sem "fazer barulho"!

    ResponderEliminar
  6. Fica registada a sua opinião caro(a) anónimo(a), embora como já disse discorde dela. Esses e os demais autarcas fizeram, creio, o que está ao seu alcance. A competência da saúde, como saberá, não é das autarquias e como vem sendo noticiado não foram as únicas extensões de saúde que ficaram (e estão) sem médico. Temo bem, aliás, que pelo encaminhamento que as coisas levam vai haver muitas mais extensões de saúde a ficar sem abrir portas. Espero sinceramente estar enganado!

    ResponderEliminar