segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RANKING DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS


O jornal EXPRESSO publicou recentemente o ranking das escolas do ensino secundário, considerando apenas - para que a amostra seja significativa e os resultados relevantes - os estabelecimentos de ensino que tiveram mais de 100 provas (exames nacionais) realizadas.


A apreciação dos resultados obtidos é essencialmente função das condições de enquadramento das escolas, pelo que importa ter presente a realidade social e humana que as envolve, daí termos optado por apresentar também os resultados alcançados nas escolas secundárias sediadas nos concelhos vizinhos.


O resultado alcançado pela Escola (Básica e) Secundária de Salvaterra de Magos, em 2011, está ainda longe de ser brilhante quando se tem em linha de conta que o número de escolas que integram esta listagem ronda as cinco centenas. Mas também evidencia, se comparado com os dos anos anteriores, que os alunos daquela Escola têm obtido (em média) resultados académicos que vão melhorando de ano para ano.
Em 2008 a nossa escola secundária era a que obtinha piores resultados de entre as que se situam na sua vizinhança, mas de lá para cá os resultados são melhores e já ultrapassam os das escolas de Benavente e do Cartaxo.
Por esta evolução - que naturalmente poderá ter oscilações no futuro - estão de parabéns os jovens do nosso concelho, os encarregados de educação que cada vez mais se empenham em valorizar a aprendizagem, assim como os seus professores e demais funcionários do estabelecimento escolar.


O nosso concelho tem, felizmente, mais e variada oferta escolar de qualidade - o que só nos enriquece - a qual é protagonizada, há já muitos anos, pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos. São vários os prémios e os reconhecimentos, a nível nacional e internacional, que os seus cursos e os seus alunos já receberam.

Construir um futuro melhor depende em grande medida da preparação da massa humana que o vai conduzir. Jovens academicamente habilitados e com uma sã formação humana estão mais aptos a atingir melhores resultados. Cabe-nos a todos ajudar nesse esforço!

Sem comentários:

Enviar um comentário