sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TRISTE ABANDONO


Não é preciso ir muito longe da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para verificar o estado de abandono em que se encontra o jardim da Praça da República.


Mato e ervas secas, um pavimento que há muitos anos não vê melhoramentos, uma vedação que em nada dignifica o centro histórico da vila sede do concelho, são alguns dos problemas que afectam este espaço.


Basta atravessarmos a rua para verificarmos que o jardim da antiga biblioteca municipal não se apresenta em melhores condições, muitos cepos, muito lixo pelo chão, muros por pintar, são algumas das mazelas de um sítio que em tempos já foi aprazível.


Talvez este alerta - como tantos outros que temos feito aqui e nas reuniões de Câmara - possa ser o bastante para que a maioria volte a olhar para estes jardins como zonas que têm de ser tratadas e colocadas ao dispor da população. Se assim acontecer já valeu a pena!...

12 comentários:

  1. Salvaterra está uma autêntica estrumeira! Para além dos jardins degradados, é lixo espalhado por todo o lado! É entulho despejado na via pública! Bastas ir á Vila magos para observar a degradação! Quando contactamos os Serviços Municipais os mesmos dizem que aquela zona não é responsabilidade da autarquia! Mas então quem é responsavel! Era bom que aquela zona fizesse parte de Benavente! Pois certamente não estaria assim!Para tratarem do lixo que começa a ser demasiado, não é responsabilidade da Autarquia, pois o Sr.º Presidente da Junta ainda na última Assembleia afirmou que aquela zona ainda não tinha sido entregue pelo Arquitecto responsavel! Curioso! O mesmo Presidente da Junta, há cerca de 2 meses, teve muita pressa em atribuir nomes ás ruas, e fazendo-o da forma que foi, sem a colocação de placas, tal como foi comentado na comunicação social local, justificando esta necessidade pelo fato de a aquela Urbanização ter passado para a responsabilidade da Autarquia! A isto chama-se gozar com os municipes! Isto é a incompetência e a vontade de mostrar trabalho a todo o custo! Mas o resultado está á vista de todos! Salvaterra está a tornar-se numa favela! São estas as personagens que nos governam atirando areia para os olhos dos mais incautos, com situações contraditórias! Afinal Senhor Presidente da Junta, em que ficamos, esta urbanização, é da responsabilidade de quem? Não se desculpem com os cortes orçamentais, pois na Câmara existe funcionários mais do que suficientes para zelar tanto pelos jardins como que pelo lixo! O problema está no fato, de existirem é demasiados "tachos" ocupados pelos amigos, e esses, trabalhar não querem!

    Os melhores cumprimentos,

    Municipe descontente e confuso

    PS: Confesso que a argumentação do Senhor João Nunes "é algo que não me assiste". Conseguiu deixar-me bastante confuso! Vou tentar falar com o Senhor António Ganhão porque pode ser que ele tenha alguma coisa a ver com o assunto!

    ResponderEliminar
  2. este abandono é o fim de politica e de uma "senhora" que à muito deixou de se interessar pelo destino do concelho. É o fim do quero, posso e mando, deixou de querer à muito, já não pode fisica e mentalmente, e desistiu de mandar em tanto "carneirada". Este é o fim de uma politica sem ideis que secou aos poucos... e agora é tempo de limpar o lixo e pó..

    ResponderEliminar
  3. Então! Mas agora não foram contratados mais jardineiros para a Câmara! Parece-me que foi isso que vi no D.R.!Ah! Pois! É que aquele pedaço de relvado que se encontra junto á Nacional logo á entrada da Vila que vai até ao Millennium, é muito para um só jardineiro tratar! É que não se esqueçam que o senhor é do Escaroupim e como tal, aquilo não passa de um "tacho" para lhe ocupar o tempo, enquanto as redes do meixão estão de molho! Desta forma, justifica-se a contratação de mais um jardineiro a fim de auxiliar tão penosa tarefa!
    Estas benesses depois são pagas, na altura da Corrida dos 12Km, com a colocação dos gradeamentos e com o constante sorriso de lacaios que têm de mostrar ao dono!

    É deprimente!!1

    ResponderEliminar
  4. A iniciativa 12 Km de Salvaterra é do nosso ponto de vista meritória. Contribui significativamente para a divulgação de Salvaterra de Magos e envolve muitas centenas de atletas que nessa manhã preferem a prática desportiva a outras menos saudáveis.
    Os trabalhadores municipais são como os outros portugueses, o seu empenho e mérito depende em muito de quem os governa, neste caso a nível local!...
    Tanto é que em Portugal os trabalhadores portugueses são "acusados" de baixa produtividade e quando emigram são reputados trabalhadores. A única diferença são as organizações produtivas em que labutam. Por isso não critico profissionais prefiro motivá-los.
    Quanto ao mais é a leitura que faz de relacionamentos inter-pessoais (ou de favorecimento) sobre as quais não me pronuncio.

    ResponderEliminar
  5. existem pessoas que de tudo falam mas que ao mesmo tempo de nada sabem falar. Quando se lembrarem de criticar isto e aquilo tentem antes fazer algo pela vila. Cla ro que fazer algo não é andar a criticar. Que isso sim certas pessoas sabem fazer e bem. Quanto aos jardis. Sim é pena estarem assim. Esperemos que no futuro se veja que um post deste tipo ajude a resolver este tipo de situações. Agora criticar uma pessoa pelo trabalho que faz, e uma organização que trás 1500 atletas ao concelho, mais umas boas centenas de pessoas que os acompanham, e faz algo por esta terra. Muito sinceramente sejam adultos. POIS DEVE SER DIFICIL.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo com a forma como neste espaço se criticam funcionários que se calhar nem 500 euros ganham. Se calhar os problemas estão nas chefias, não? Acho lamentável este tipo de julgamentos e que você os permita e alimente. Sejamos crescidos senhores...

    ResponderEliminar
  7. Em relação a este último comentário dizer apenas que é falacioso e maldoso. Em nome de uma pseudo defesa de um trabalhador aproveita para criticar o(s) trabalhador(es) que exerce(m) cargo(s) de chefia. É o modelo de gestão que alegadamente você defenderá que está errado. É a gestão política que é incompetente. É a liderança autárquica que não motiva, não envolve. Dos trabalhadores, regra geral, é possível esperar muito mais e melhor!... independentemente do que aufiram.

    ResponderEliminar
  8. mas vocês ainda não perceberam que esta Câmara está presa por arames?? Isto não é NADA, vergonha somente por todos aqueles que trabalham e trabalharam na CMSM, a presidente da Câmara nao aparece na Câmara trabalha a part time, e aqueles que queres realmente e acreditam em fazer qualquer coisa pelo município estão de mãos atadas, porque V. Exa. aparece na Câmara em dias de Sessão de Câmara ou em dias de atendimento. E depois lá anda ela feita barata tonta a querer q todos estejam ali a seus pés... E se não estão, uii são maus funcionários! ANITA ESTÁS VELHA

    AS1974

    ResponderEliminar
  9. " ANITA ESTÁS VELHA"

    É verdade!
    Qual foi o emprego da Anita antes de ser Presidente de Câmara?
    Que competências se lhe reconhecem?
    Só acrescentar o seguinte:

    A Anita está velha, gasta, etc...

    Então mas e os outros são novos?

    O senhor engenheiro é muito mais novo?
    Os candidatos que por aí andam e as pessoas que circulam ou têm circulado pela politica na ultima decada ou mesmo na ultima decada e meia, não são hoje ainda os mesmos?

    Não chega já?

    ResponderEliminar
  10. para quando a alteração ao PDM? já seria altura da tão prevista alteração... a presidente ainda não viu que alterando o PDM poderá existir mais construção que significa mais entrada de dinheiro na camara!!!!! já era altura de sair.....

    ResponderEliminar
  11. Ainda que o último comentário nada tenha que ver com o conteúdo do post, informo-o(a) de que está em curso a elaboração de uma alteração ao Regulamento do PDM que se espera concluir antes da revisão. Esta alteração não resolverá a maior parte dos problemas mas é um passo!... (vamos ver se as entidades da administração central a aprovam rapidamente).

    ResponderEliminar
  12. é realmente lamentável ver o nosso concelho chegar a este ponto! esta cãmara gasta dinheiro as coisas inuteis,bastando olhar para os concelhos em redor para perceber que ficámos para trás!!!!

    ResponderEliminar