quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ÁGUA COM SABOR(ES), TAMBÉM EM BENAVENTE


Na última edição do quinzenário "Voz Ribatejana" podemos ler que a água distribuída no concelho de Benavente, principalmente na freguesia de Samora Correia, apresenta características semelhantes àquelas que temos vindo a verificar também nas nossas freguesias de Foros de Salvaterra, Marinhais, Glória do Ribatejo e ainda que com menos frequência em Salvaterra de Magos.

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

Uma especialista da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (engª química) apressou-se a desmentir o Presidente da Câmara Municipal de Benavente que afirmara que a cor acastanhada da água era devida à "introdução [na água] de cloro a mais".
[Faço notar que a injecção de cloro na água para abastecimento público é um tratamento preventivo (desinfecção), não necessariamente para tratar água que apresenta problemas].

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

A este propósito fiz um breve comentário que este semanário reproduziu, em que discordo - em parte - da apreciação feita por aquela técnica.

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

Em abono da verdade só quando a empresa intermunicipal conseguir os meios financeiros para assegurar o tratamento adequado (completo), removendo da água parte do ferro e manganês, é que os clientes poderão esperar uma significativa evolução positiva destas ocorrências.

2 comentários:

  1. Num pais civilizado onde os consumidores e eleitores que pagam e votam, já tinham exigido a demissão destas personagens que dominam a vida politica das suas regiões durante anos. E que ainda por cima foram eles que formaram a "águas do ribatejo" com a fusão de todas as empresas municipais de abastecimento de água, sem garantias de investimento, nem modernização dos sistemas de abastecimentos. O material, as condutas e os problemas são mesmos, não podem vie agora acusar a "águas do ribatejo" da culpa e acusar a empresa dos problemas que embora sejam reais, são os mesmos deixados por eles. Num pais civilizada e com gente civilizada estes senhores já se tinham demitido.

    ResponderEliminar
  2. A "àguas do Ribatejo" apenas serviu para aumentar escandalosamente o tarifário da água que por todos nós é consumida. Para resolver problemas que se prendem com a qualidade do produto que vende e do serviço que prestam ás populações surgem os argumentos quase sempre aplicados da "falta e financiamento". À boa maneira Portuguesa cobramos o produto como se fosse muito bom e vendemos o produto mais barato que conseguirmos produzir pois desta forma a margem de lucro é potenciada. Assim se permite pagar os elevados custos com estruturas quase sempre superdimensionadas. Quem tem a infelicidade de ser cliente forçado da Àguas do Ribatejo compra hoje muito pior e muitissimo mais caro que ontem. Aos CLIENTES importa pouco se a cor castanha é do Magnésio se do Ferro se tem a ver com o hipoclorito de sódio ou com a lama se esssa cor resulta de uma reação de precipitação se de uma contaminação, o que o cliente quer é comprar o produto que paga o que aqui não acontece. Quando o consumidor não compra o que paga deve reclamar e existem organizações para as quais podemos e devemos reclamar afinal estamos a ser ludibriados por esse bando que recebe o nome de "aguas do ribatejo".

    ResponderEliminar