sábado, 12 de novembro de 2011

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT)

(Para informações mais precisas consulte o endereço http://tdt.telecom.pt/)

Os cidadãos que hoje vêem os quatro canais de televisão (gratuitamente) através de um sinal analógico que é recebido a partir de uma antena, regra geral colocada na cobertura das habitações, vão ter de mudar para a Televisão Digital Terrestre (TDT) para os poder continuar a ver. Quem não o fizer ou não tiver acesso a televisão paga não vai conseguir ver os tradicionais quatro canais de TV.
Esta mudança de sinal analógico para digital é uma decisão tomada pela Comissão Europeia e que vai abranger todos os países da União, para permitir uma utilização mais eficiente do espaço radioeléctrico. Em Portugal foi a PT que venceu o concurso para criar esta infraestrutura.
"Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores), instalados nas casas.


Como podem ver no mapa acima a data do desligamento do sinal analógico nos concelhos que integram o distrito de Santarém é 12 de Janeiro de 2012.
Em princípio quem já utiliza uma antena exterior UHF para receber o sinal analógico, bastará orientá-la para o emissor TDT mais próximo, sintonizar os seus equipamentos para o digital e, se a sua televisão não tiver um descodificador incorporado, vai ter de adquirir um para cada TV que tenha. A ulterior visualização dos 4 canais continuará a ser gratuita.


Foi criado um programa para as pessoas com necessidades especiais (cidadãos com grau de deficiência igual ou superior a 60%, famílias beneficiárias do rendimento social de inserção e reformados e pensionistas com rendimento mensal inferior a 500€) que lhes concederá uma comparticipação de 50% do valor do descodificador, até um limite máximo de apoio de 22€. As candidaturas a esta comparticipação podem ser feitas numa loja PT ou com a ajuda dos Serviços da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

[Muitos questionam - provavelmente com alguma razão - porque são beneficiados os que recebem RSI ou os reformados e são esquecidos os que trabalham e recebem o salário mínimo?!... ]

(clique em cima do texto para o ler melhor)

Sem comentários:

Enviar um comentário