quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UMA OPOSIÇÃO QUE AJUDA O CONCELHO


O sentido de responsabilidade e o empenhamento dos vereadores (e de outros autarcas) socialistas, vai permitindo que - ao longo das 60 reuniões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, realizadas nestes dois anos de mandato - possam influir na gestão da autarquia.
São vários os exemplos em que foi possível o entendimento com a maioria BE ainda que, nalguns casos, a primeira reacção do executivo fosse criticar as propostas assumidas pelos autarcas eleitos em listas do Partido Socialista.
A chave do relativo sucesso destes autarcas tem sido a persistência, o rigor na preparação dos assuntos para as reuniões, a constante recusa a uma oposição sistemática, ao confronto estéril ou à maledicência. Tal como o lema da sua candidatura já preconizava, assumiram que a sua eleição pelos cidadãos do concelho tinha como objectivo ajudarem a FAZER POR TODOS NÓS.


De entre as 234 intervenções, recomendações e sugestões que produziram desde o início do mandato - e que aqui paulatinamente vamos reproduzindo - destacam, entre outras:
  • Incluir no Plano e Orçamento da Câmara a construção de um gatil (a par do canil) municipal, a elaboração de projectos para esgotos pluviais em Marinhais, a previsão da aquisição de terrenos para área empresarial e pavilhão desportivo nos Foros de Salvaterra, a construção de passeios e estacionamentos ao longo da EN 114-3 na Várzea Fresca, a realização de projectos para o 1º troço da Est. do Escaroupim em Marinhais, para a Est. do Convento em Salvaterra de Magos e de construção de habitação social no terreno onde hoje ainda está a escola do B. Pinhal da Vila.
  • Sugerimos ainda para o Plano, o que a maioria BE na altura (2010) não considerou, a criação de um Museu dos Parodiantes e de um Centro Cultural e do Associativismo na Glória do Ribatejo, a requalificação do Mercado Diário de Marinhais e a pavimentação do acesso às garagens do Bairro da Chésal na sede do concelho.
  • Sugerimos a adesão ao projecto Limpar Portugal e a substituição de lâmpadas da iluminação pública por tecnologia LED (mais durável e com menores consumos de energia, logo ambientalmente melhores).
  • Contribuímos significativamente para a melhoria de vários Regulamentos Municipais como sejam os da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior (melhorando a anterior versão que chegou a atribuir valores de bolsa ridículos),  da atribuição de equipamentos de teleassistência (em parceria com a Cruz Vermelha), da atribuição de habitação municipal com renda social e o relativo à 3ª alteração ao PDM.
  • Criticamos o atraso na revisão do PDM - que está finalmente em curso - e disponibiliza-mo-nos para reunir com equipa projectista e dar os nossos contributos,  até para resolver os problemas com que se deparam as famílias que têm terrenos em espaço agrícola e deixaram de neles poder erigir as suas habitações e permitindo ainda corrigir a ilegalidade da aprovação de habitações em REN e que o Tribunal ameaçou mandar demolir.
  • Chamámos a atenção para a ineficaz manutenção dos semáforos ao longo da EN 118 e da EN 114-3 e também para o perigo de que se reveste o escoamento superficial de águas aos Ramalhais, próximo das pontes do Paul.
  • Alertámos para a falta de pressão de água na Zona Industrial de Muge, o que põe em risco o combate a incêndios. A empresa Águas do Ribatejo tem actualmente em construção um reservatório de água apoiado.
  • Apoiámos a Junta de Freguesia de Marinhais nas negociações levadas a cabo para minimizar o impacto do encerramento do Serviço da Segurança Social, garantindo um guichet de atendimento na secretaria daquela Junta de Freguesia e permitindo que nele se faça a apresentação periódica dos desempregados.
  • As frequentes críticas à falta de lavagem e higienização dos contentores levou a Câmara a contratar duas vezes por ano uma empresa para efectuar essas tarefas.
  • Críticas semelhantes mas à falta de cuidado na manutenção dos edifícios públicos levou a maioria a reparar as fachadas do edifício da Câmara, do Celeiro da Vala e até a iniciar obras na ex-Fábrica do Papel.
  • Criticámos o preço/m3 de água que a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo estava a cobrar às próprias autarquias, o que acabou por ser corrigido, salvando pelo menos alguns espaços verdes.
  • A repetida denúncia da existência de esgotos a céu aberto na Rua da Ribeira na Glória do Ribatejo, levou aquela empresa a intervir e a solucionar a situação.
  • Participámos num Encontro técnico realizado em Lisboa em que se destacou a importância dos Concheiros de Muge (agora património nacional) e a evolução do seu estudo.
  • Por nossa acção - e de muitos outros seguramente - a CP não pode terminar mais cedo o transporte ferroviário de passageiros, pois denunciámos que era o atraso nos pagamentos por parte das autarquias que estava a comprometer a sua continuidade até ao final do período experimental de dois anos iniciado em Setembro de 2009.
  • Estudámos e intervimos sobre a proposta de reforma da Administração Local em que deixámos preocupações sobre o anunciado modelo de financiamento das autarquias locais que teriam de passar a ter mais receitas próprias e ainda sobre os executivos camarários homogéneos, em que no caso de maiorias eleitorais deixará de haver oposição na Câmara Municipal.

Alguns dos temas que se mantém pendentes, entre muitos outros igualmente relevantes - e que se esperavam já estar em resolução - são:
  • A solução sustentável para o financiamento dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos;
  • A drenagem pluvial da zona central de Marinhais;
  • Iniciar negociações com o ACES, Drª Luísa Portugal, para a reabertura das extensões de saúde de Muge e do Granho;
  • Melhoria da sinalização nas vias e entroncamentos dos Foros de Salvaterra;
  • Ampliar a área com passeios na EN 367 em Marinhais;
  • Construção do Jardim-de-Infância do Granho;
  • Reparação de pavimentos betuminosos na Est. do Cocharro em Glória do Ribatejo, Rua de Macau em Marinhais, Rua da Glória em Muge e muitas outras no Granho, Foros de Salvaterra e Salvaterra de Magos.
Vão continuar a trilhar o caminho que têm seguido, com sentido de responsabilidade e muita dedicação, até ao termo do mandato que lhes foi confiado.

3 comentários:

  1. O ribeiro que atravessa a Glória do Ribatejo, já merecia ser limpo...é que as aguas da chuva já têm dificuldades em seguir o seu "caminho". È nesta altura que o ribeiro deveria ser limpo...ups..Agosto é a altura...para inglês ver!

    ResponderEliminar
  2. Sugiro que encaminhe a sua crítica/sugestão à Câmara Municipal - serviço de protecção civil ou vereador com o pelouro... mas estou convicto que lhe dirão que é no Verão que se prepara o Inverno, limpando o ribeiro e muitas outras linhas de água que há no concelho. Se isso for feito regularmente garantir-se-á a sua desobstrução.
    Agora é que seguramente não é o momento ideal, pois os terrenos começam a estar encharcados e é difícil a movimentação de máquinas e viaturas!
    Também julgo lhe dirão que não há tantas máquinas quantas valas a limpar, daí que não seja possível acudir a todo o lado ao mesmo tempo e também lhe transmitirão,creio, que a existência de alguma vegetação nas margens e taludes da linha de água evita o arrastamento de terras e o assoreamento de manilhas e aquedutos.
    Obrigado pela sua preocupação.

    ResponderEliminar
  3. O ribeiro da gloria é algo único, devia ser visto como uma dadiva, poucas são as terras que têm um ribeiro a passar pelo meio da vila. É por isso que não entendo porque não esta a ser devidamente valorizado. Devia ter um outro enquadramento estético, uma preocupção ambientar. Acredito que esse dia chegará. (também ºe verdade que já estev muito pior e que nos últimos anos se fez um esforço para o manter pelo menos apresentavel... falta o resto.

    ResponderEliminar