sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CONFUSÃO E… MAIS CONFUSÃO



Já trouxemos a este espaço [ver post de 9 de Janeiro de 2012] a nossa posição sobre o “brutal” aumento da tarifa RSU (lixos).
O que não podemos deixar passar em claro é que o “estudo económico” (elaborado pelo Sr. Chefe de Gabinete da Srª Presidente) não tem a participação de nenhum técnico municipal com formação e/ou experiência na área da gestão económica.
Referia aquele documento inicialmente – e bem – que reduzia o número de escalões da tarifa RSU de 5 (em 2011) para 4 (em 2012) para que os intervalos dos escalões dos “lixos” fossem os mesmos intervalos dos escalões “da água e do saneamento”, até porque é a empresa Águas do Ribatejo que cobra as tarifas na sua factura (“da água”) e depois entrega o montante da tarifa RSU na Câmara Municipal.
Com base neste pressuposto o vereador socialista Hélder Esménio informou a maioria BE que, ao contrário do que era por eles referido, os 4 escalões das tarifas de água e saneamento da empresa Águas do Ribatejo não eram coincidentes, certamente por lapso, com os agora criados para os “lixos”. A observação justificou a retirada do assunto da reunião de Câmara do dia 29-12-2011.
Na última reunião de Câmara (a 4-01-2012) a matéria volta a debate na autarquia, e a surpresa é geral!... Os escalões não foram corrigidos, o texto que justificava a sua redução de 5 para 4 é que foi apagado. Ou seja, passou-se de 5 para 4 escalões porque sim. A maioria BE preferiu esconder que assim passa a cobrar a tarifa máxima dos lixos a partir dos 20 m3, quando a tarifa máxima da água e do saneamento é alcançada só a partir dos 25 m3.

Escalões de consumos de água escolhidos para estabelecer os tarifários de água e saneamento (consumos domésticos)
Escalões de consumos de água escolhidos para estabelecer o tarifário RSU (lixos)
 (consumos domésticos)

1º Escalão – 0 – 5 m3

1º Escalão – 0 – 5 m3

2º Escalão – 6 – 15 m3
  
2º Escalão – 6 – 10 m3

3º Escalão – 16 – 25 m3

3º Escalão – 11 – 20 m3

4º Escalão – superior a 25 m3

4º Escalão – superior a 20 m3

Os consumidores do concelho de Salvaterra de Magos “conseguirão”, na mesma factura, emitida pela mesma empresa, atingir o escalão 2 da tarifa de água e esgoto e, ao mesmo tempo, com o mesmo consumo de água, atingir o escalão 3 da tarifa dos “lixos” (exemplo todos os consumos entre 10 e 15 m3) ou, para dar outro exemplo, chegarão ao escalão 3 da tarifa de água e esgoto e ao mesmo tempo, com o mesmo consumo de água, chegarão ao escalão 4 da tarifa dos “lixos” (exemplo todos os consumos entre 20 e 25 m3)!...
Isto só pode ser o resultado de uma parceria entre teimosia e disparates. Um infeliz episódio que evidencia a absoluta surdez de uma maioria em relação às recomendações feitas a tempo e horas e no local próprio. Perdeu-se uma oportunidade de fazer bem as coisas.

1 comentário:

  1. A incompetência tem limites que serão tanto mais estreitos quanto maior o dano causado ás familias. Chegou a hora de nos manifestarmos ruidosamente contra esta forma de actuação arrogante e prepotente bem ao estilo de uma ditadura. Proponho que cada familia envie uma carta a reclamar este abuso e caso não obtenham resposta adequada se proceda individualmente á apresentação de queixa ás autoridades competentes. Assim pelo menos incomodamos

    ResponderEliminar