sábado, 21 de janeiro de 2012

MÉDICO DE FAMÍLIA PARA TODOS. SERÁ?!...



O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou recentemente, em relação aos desafios que tem pela frente: “ (…) Mas o maior desafio da minha legislatura é dar a todos os portugueses um médico de família. E não tenho dúvidas de que o conseguirei. Será também um dos maiores contributos para a sustentabilidade do SNS”.
Dias depois, o titular da pasta da saúde, afirma querer reforçar a rede de cuidados primários: “O Governo não tenciona reduzir o número de hospitais sem garantir o reforço da rede de cuidados primários, em primeiro lugar, mantendo e, se possível até alargando, a rede de centros de saúde e extensões.”
Aquilo que temos vindo a dizer há mais de um ano parece estar a ser agora ponderado pelo Ministério da Saúde, na eventual reformulação da rede do SNS. Se a estratégia é servir melhor as populações, evitar que recorram aos hospitais (tratando-as a montante) e baixar os custos, estamos convictos que o melhor é valorizar os equipamentos de saúde existentes nos concelhos e nas freguesias.
Vamos continuar a acompanhar a evolução dos factos, sem euforia mas também sem desânimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário