sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ENCALHADOS?!...


Os números do quadro seguinte confirmam, mais uma vez, o que vamos dizendo quanto à incapacidade do executivo camarário, de maioria BE, contribuir para o desenvolvimento económico do concelho de Salvaterra de Magos. O momento é de extrema preocupação, o desemprego tem subido para valores nunca antes atingidos, mas em Salvaterra de Magos as coisas ainda são bem piores que na média do que se verifica no País.


A tabela figurada permite-nos comparar a população de cada um dos concelhos - tendo por base os Censos 2011 – com o número de desempregados daqueles concelhos inscritos nos Centros de Emprego, em Dezembro de 2011.
No gráfico seguinte, que nos dá uma indicação aproximada da taxa de desemprego por concelho, podemos constatar que o nosso tem 30 a 50% mais desempregados que qualquer um dos concelhos nossos vizinhos.


O concelho de Salvaterra de Magos está lamentavelmente “encalhado” dentro de um modelo de gestão que prima pela ausência, que descura a actividade económica, que não valoriza os agentes económicos, que se mantém indiferente aos empresários e à necessidade de criar as condições políticas para gerar emprego.
Não é certamente por acaso que somos, de longe, o concelho da região em maiores dificuldades!
Não vai ser fácil inverter o presente estado de coisas pois quando houve meios financeiros disponíveis a maioria do BE, que governa a Câmara Municipal há mais de 14 anos, não os direccionou para a criação de condições que facilitassem a manutenção das empresas que já aqui estão e permitisse a outras procurar este concelho como destino dos seus investimentos. Exigia-se que tivessem aproveitado os dinheiros públicos gastos pelo Estado em rodovias, na última década: A13, ponte Salgueiro Maia (Almeirim), ponte da Lezíria (Benavente), adaptação da ponte ferroviária Rainha D. Amélia ao trânsito rodoviário (ligando este concelho ao do Cartaxo) e o alargamento da ponte e do viaduto de Benavente (na EN 118). Ficámos para trás!

Sem comentários:

Enviar um comentário