quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 15-02-2012

(Antigas instalações do Centro de Dia de Salvaterra na Praça da República, junto à Câmara)


O Sr. vereador Jorge Burgal esteve ausente da reunião por motivos profissionais.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros assuntos, lembrou que nos Foros de Salvaterra e em Marinhais se procedia à reparação de alguns pavimentos betuminosos e de alguns pisos em terra batida usando a motoniveladora e aplicando toutvenant. No Granho algum equipamento prepara o terreno para uma horta pedagógica, onde será feita uma vedação em madeira. Arranjaram-se algumas valetas na Zona do Rossio em Muge e na Est. da Ribeira em Glória do Ribatejo. Em Salvaterra de Magos efectuaram-se algumas limpezas na Vila Magos e iniciou-se a pintura da Capela Real. Prosseguem os trabalhos de reparação da ponte do Cais da Vala.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) falou de que a Biblioteca ia organizar um concurso de fotografia intitulado “Salva Terra” a propósito da temática do ambiente e de 5 a 30 de Março vai estar em Salvaterra uma exposição que pretende chamar a atenção para a importância de reciclar. Esta exposição vai depois passar por Marinhais e Glória do Ribatejo.
O vereador Luís Gomes (BE) assinalou a manifestação da CGTP no Terreiro do Paço, afirmando que esta manifestação foi um momento de dignidade e lamentando que o Governo não ouça o Povo. Criticou a decisão governamental de não dar tolerância de ponto no Carnaval, saudando a Câmara Municipal por o ter feito, crítica a que se associaram a Srª Presidente da Câmara e os vereadores socialistas, os quais fizeram a intervenção que se reproduz seguidamente, lida por João Manuel Simões.

(clicar em cima para visualizar melhor)

[A Srª Presidente e o vereador Luís Gomes também se referiram elogiosamente ao trabalho da Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais]

Aqueles autarcas BE intervieram insurgindo-se com a reforma da administração local em curso que, a ser aprovada, vai originar a redução do número de freguesias do concelho para metade [ver post que ontem publicámos e o que publicaremos na próxima 2ª feira]. A bancada do BE apresentou uma moção defendendo a realização de um referendo local (vinculativo) que decida sobre a agregação de freguesias que a proposta de lei do Governo, se vier a ser aprovada, exigirá se faça.
Os vereadores socialistas (Helder Esménio e João M. Simões) votaram a favor daquela moção embora tivessem defendido que primeiro os autarcas, nos respectivos órgãos autárquicos (Câmara, Juntas e Assembleias de Freguesia) se manifestassem contra esta proposta de lei e que, nessa sequência, a Assembleia Municipal se decidisse então pela realização de um referendo local. Ainda sobre este tema os vereadores socialistas fizeram a intervenção que se reproduz seguidamente.


(clicar em cima para visualizar melhor)

A Srª Presidente da Câmara começou por saudar a Comissão de Festas de Marinhais pela organização do evento deste ano “Festival da Sopa e pão caseiro[destaque a que se associaram os vereadores socialistas]. Referiu que a Acústica Médica realizara rastreios auditivos gratuitos no Granho, Glória do Ribatejo e em Salvaterra de Magos. Informou que na véspera se tinha dado a Apresentação do Mês da Enguia que contava com a adesão de 16 restaurantes, das casas vinícolas existentes no concelho e dos promotores turísticos que organizam passeios no Rio Tejo. O programa da iniciativa conta com a adesão das associações do concelho e vai incluir, entre outros, a “Gala do Desporto”, uma caminhada, um espectáculo teatral e exposições (uma delas sobre a cultura avieira, fotografias de José Peixe). 

(clicar em cima para visualizar melhor)

A Srª Presidente quis deixar ainda uma palavra de esperança e de força à equipa que faz parte do corpo de bombeiros e manifestou o seu apreço à “Comissão dos Amigos” por já estarem a recolher fundos para os Bombeiros. Sobre estas matérias o vereador Helder Esménio (PS) fez a seguinte intervenção.


(clicar em cima para visualizar melhor)

[A Srª Presidente da Câmara disse em relação ao grupo de trabalho que sugerimos fosse criado - entre a Câmara e Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros - para avaliar a situação e encontrar soluções,  que não o quis formar pois entende que deve ser a sociedade civil a resolver o problema da Associação Humanitária, "a Câmara não se intromete", disse. Nós teríamos preferido que paralelamente a este esforço das populações, para resolver o presente, a Câmara Municipal procurasse garantir o futuro e a sustentabilidade de uma corporação que socorre as populações e é fundamental para a protecção civil municipal, uma obrigação camarária. Talvez com a eleição de uma nova Direcção a maioria na Câmara venha a reflectir melhor!...]

O vereador Helder Esménio (PS) saudou a banda CAROL LINE por ter vencido uma eliminatória e ter passado para as semi-finais do ROCK ON SIDE B.


(clicar em cima para visualizar melhor)

Terminou com um apelo para a população do concelho aderir no próximo sábado a uma recolha de sangue para encontrar dadores de medula óssea.


(clicar em cima para visualizar melhor)

No período da Ordem do Dia os vereadores aprovaram (7 meses depois) a acta da reunião de Câmara de 20 de Julho de 2011. Aprovaram unanimemente também a isenção de taxas de recinto, de ruído e de ocupação da via pública relativas a vários eventos e iniciativas promovidas, essencialmente, pelas associações, comissões de festas e pelos agrupamentos de escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos (Desfiles de Carnaval). Por proposta da Srª Presidente vai ser atribuído um (modesto) apoio de 1.000€ à organização do Carnaval de Marinhais, edição de 2012.

9 comentários:

  1. Uma exposição do zé pavik (Peixe) na Câmara?? Tá todo doido ou quê? Qual será o favor que algum deles terá de pagar?

    ResponderEliminar
  2. "A Srª Presidente da Câmara..... entende que deve ser a sociedade civil a resolver o problema da Associação Humanitária, "a Câmara não se intromete", disse"
    Quando se iniciava a construção do novo quartel dos Bombeiros de Salvaterra a Camara intrometeu-se criando um grupo para tomar o controle da associação e a responsabilidade pela obra que se avizinhava.
    Quando foram denunciadas supostas ilegalidades praticadas nesta associação por anteriores membros dos orgão sociais a Camara achou por bem intrometer-se denunciando aquilo que a Srª Presidente considerava como a prática de crimes.
    Quando colocou na Associação um seu seguidor que depois como pagamento transitou para os quadros da Camara Municipal ao qual foram atribuidas responsabilidades na Protecção Civil e que mantendo actividade nos Bombeiros despoletou a crise directiva pela qual esta associação passa.
    EM todos estas situações a Srª Presidente achou por bem intrometer-se e não deixou que a Sociedade Civil pudesse decidir por si sem a sua intervenção, influência e mesmo presença "divina". Agora com problemas gravissimos por resolver o que faz esta senhora???
    - ABSOLUTAMENTE NADA.
    - A CAMARA NÃO SE INTROMETE NEM PERMITE QUE SE INTROMENTAM

    Relembrando um titulo de um filme do passado
    "A Oeste nada de novo"

    ResponderEliminar
  3. Creio que a exposição fotográfica será inaugurada no dia 3-3 às 3 da tarde, no Centro de Interpretação do Cais da Vala. Creio que será a mesma que tive oportunidade de ver aquando da realização do último Congresso da Cultura Avieira que decorreu no Politécnico de Santarém.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu breve resumo caro EA. Creio mesmo que a estratégia de intromissão segue dentro de breves momentos!...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Comentário que, por ser anónimo, publicamos em parte, ainda que o seu autor se tenha identificado telefonicamente junto do editor deste blog:
    "Foi com estupefacção que li que a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, proferiu que a Câmara não se intromete na Associação dos Bombeiros Voluntários.
    Então a Câmara e a sua Presidente não são os responsáveis máximos da Protecção Civil Municipal? e a AHBVSM não detem um Corpo de Bombeiros para intervir na Protecção Civil Municipal? Senão, porque anda o Sr. João Gomes, funcionário da Câmara, mais precisamente na Protecção Civil, constantemente no Quartel dos Bombeiros, inclusivé a dar ordens (alegadamente) ilegais aos bombeiros e funcionários da Associação? e porque recebe ele e a Sra. Presidente da Câmara SMS sempre que há uma saída de viaturas dos bombeiros para socorro? Porquê, e sem revelar AINDA algumas gravações, a Sra. Presidente está tão interessada em apoiar a dita "Comissão de Amigos"? será porque nesta estão em grande actividade e a interferir ilegalmente na gestão da Associação, os seus "afilhados" (...), etc, etc (só por coincidência todos do bloco ou enconstados a este). Um dia sentirei neste Concelho a liberdade para falar aquilo que sei."

    ResponderEliminar
  7. O Rolo e agora o Ze Pavik?????? Realmente ó mundo tas cheio de totelos!!!!!!
    Ou a prezidenta sofre de amnésia ou isto ta mesmo TUDO DOIDO.
    JÁ NÃO HA POLITICA OU MELHOR HÁ A DO VALE TUDO

    ResponderEliminar
  8. O ex tesoureiro, Sr. João Rolo Gomes, para tentar tapar uma bronca provocada por ele, utilizou o dinheiro angariado pela Comissão de Amigos, em peditorio para ajudar a Associação, para pagar o abastecimento das viaturas dos bombeiros em fornecedor escolhido por ele, sem que a Associação tivesse conhecimento, isto agora vale tudo. Só falta a Sra Presidente da Camara agora vir parabenizar o acto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. REALMENTE ESTE SR. JOÃO "ROLO" POR ONDE PASSA SÓ FAZ TRAPALHICE.FESTAS, BOMBEIROS, CAMARA, ELE QUE APREGUAVA OS OUTROS DE INCOMPETENTES E QUE OS OUTROS CONSEGUIAM EMPREGOS COM COMPADRIOS, E ELE COMO FOI, CERTAMENTE COM A SUA COMPETENCIA QUE A FOI BUSCAR NÃO SEI ONDE!!!!REALMENTE OS DEUSES SEMPRE ESTIVERAM DOIDOS, MAS O TEMPO FALARÁ POR SI."sei que não é pubicado, um abraço.

      Eliminar