terça-feira, 27 de março de 2012

(Assim) NÃO, OBRIGADO


É consensual entre os ("nossos") autarcas a sua oposição a esta reorganização do território autárquico que conduzirá à supressão de 3 das 6 freguesias que o concelho de Salvaterra de Magos hoje tem. Não é um problema de escala que está em jogo, porque se o fosse tal não sucederia, pois as nossas freguesias são todas elas muito maiores que os valores de referência mínimos fixados pelo Governo. O que está em causa é a simples aplicação de uma norma aritmética que nos penaliza sobremaneira, como fica evidente pela leitura da notícia que seguidamente se reproduz.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

2 comentários:

  1. <eu sou residente numa das freguesias que possivelmente irá ser extinta, mas para dizer a verdade não estou muito preocupado com o assunto, ao longo dos poucos anos de existencia da minha freguesia esta continuou, na mesma, apenas serviu algumas pessoas, ligadas a quem esteve nas direções desta.
    Continuamos sem esgotos, sem passeios nas estradas, sem pavilhão, sem correios, sem jardins, sem desporto, sem biblioteca, etc.
    O que temos é estradas, em mau estado e mal sinalizadas, um posto médico, sem médicos e a cair de velho, um centro de dia, na falencia, uma associação humanitaria, na falencia, uma comissão de festas, sem festa, alguns esgotos, sem ligações, jovens sem locais de desporto ou de cultura, lares e casas de acolhimento, sem o minimo de condições, etc.
    Por tudo isto para que queremos a junta de freguesia?
    O que queriamos era a extinção do concelho de salvaterra, e passarmos todos para benavente,isso sim talvez nos ajuda-se a resolver muitos destes problemas.

    ResponderEliminar
  2. Inventariou muito bem as limitações que vão atingindo a nossa freguesia dos Foros de Salvaterra, já aqui temos falado disso. Não creio, no entanto, que isso seja "culpa" da existência de Junta de Freguesia. Talvez precisássemos - disse-o em campanha - de uma gestão de freguesia mais assertiva, mais sabedora, mais envolvida e com maior capacidade de reivindicação, mas já foi o poder local livre e democrático que electrificou aquela freguesia, que construiu estradas, que criou uma extensa rede de água, que criou os tais centro de dia, posto de saúde (provisório) e a associação humanitária!... já lá vão muitos anos é certo, mas foi a administração local. Não devemos ser injustos, ainda que compreenda o seu lamento, pois de facto os Foros de Salvaterra foram ficando "um pouco" para trás na última década.

    ResponderEliminar