terça-feira, 27 de março de 2012

OBRAS CADA VEZ MAIS COMPROMETIDAS


Ainda não chegámos ao fim do 1º trimestre do ano e a maioria BE, que fez o Plano e o Orçamento da Câmara para 2012, já começou a desistir de intervenções que planeou e disse ir fazer. E não passaram sequer 3 meses!...
Os vereadores tomaram conhecimento, na última reunião de Câmara, da 2ª alteração ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano. Foi dessa forma que ficámos informados do corte de 1/3 da verba definida para a repavimentação da Estrada do Cocharro na Glória do Ribatejo e do corte em 25% da verba definida para a repavimentação da Av. D. Dinis em Muge.
Igual destino teve 75% da verba definida para a colocação de um relvado sintético no Parque de Jogos (campo de futebol de 11) em Salvaterra de Magos, restam na rubrica 2.500€!
Nada disto seria de espantar se não estivéssemos a falar de perspectivas de investimento planeadas e aprovadas em 30 de Dezembro de 2011, e para as quais foram previstas verbas no Orçamento Municipal deste ano.



Ninguém consegue entender estas mudanças de "humores". Ontem - em post que aqui publicámos - demos o exemplo da Semana da Juventude, que também já não vai acontecer, agora é a rede viária e uma infraestrutura desportiva que são preteridas! Estamos perante um simulacro de planeamento que gera expectativas e que são agora de novo goradas. Lamentável!

9 comentários:

  1. à muito que a cmsm é gerida com base no "faz de conta" que vamos fazer, e dpois nada contece! Não haverá um forma juridica que preveja isto... abuso de espectativas ou má fé?! ou algo do genero para levar a julgamento este "bando de faz de conta"

    ResponderEliminar
  2. "A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir."

    "Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável."

    Seneca

    ResponderEliminar
  3. Desconheço se existirá essa resolução jurídica para o problema identificado no 1º comentário, agora sei que ele poderá começar a ser solucionado quando a maioria de nós assumir que talvez seja preferível haver uma escolha eleitoral diferente!...

    ResponderEliminar
  4. Diferente como Senhor Engenheiro Hélder? De saias para calças? Só se for nisso. Isto já lá não vai com palavrinhas, venha lá quem vier. Lá diz o velhinho ditado, “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”.
    Não querendo ser pessimista, espero estar cá para ver os próximos eleitos a desculparem-se de não poderem apresentar obra em virtude da dívida deixada pelo anterior executivo e dos cortes orçamentais às autarquias. Terão certamente, é mandar para casa alguns funcionários, para não correrem o risco do dinheiro não chegar para pagar o ordenado a todos os funcionário. Mas principiem pelos que ganham mais, têm mais hipótese de arranjar emprego. Cpmts.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho a capacidade de adivinhação que evidencia caro(a) anónimo(a), agora tenho plena convicção que autarcas mais empenhados, mais motivados, mais esforçados, mais competentes poderão servir melhor as populações que os elegeram. E, se além de tudo isto, ainda conseguirem adicionar mais respeito pelos outros e pelas regras democráticas, talvez as coisas possam correr melhor! Correrão certamente.

    ResponderEliminar
  6. A principal função de um excutivo camarário devia ser, "servir as populações" por quem foram eleitos. E como deviam servir? Deviam servir criando e inventado formas de trazer desenvolvimento e progresso ecónomico, social, cultural. Prece simples e é. Mas foi isto que a "anita" nos deixou 16 anos depois? sinceramente dificilmente alguém poderia ter feito pior e tido um pior resultado.. basta ver as estatisticas, elas estão ai, os numeros não mentem.

    ResponderEliminar
  7. se me permitem...

    o problema não será (como nunca o foi) a "divida deixada" é a "qualidade" dessa divida! Infelizmente ela apenas serviu e serve para pontualmente cumprir esta ou aquela promessa. Tudo o que é estrutural no desenvolvimento de uma comunidade está por fazer..anunciam-se mais de 60 milhões de euros de investimento no concelho nos últimos 14 anos, mas a sensação que fica é que tudo está por fazer...de que serve ter infraestruturas se elas não servem as pessoas?

    Será impossível prometer tudo para todos! Tenho a sensação que as pessoas não estão mais disponíveis para ser enganadas com promessas de sol na eira e chuva no nabal.

    Uma certeza tenho! o futuro não se fará de desculpas, mas sim de compromissos entre eleitos e eleitores, compromissos entre homens e mulheres livres..só terá sucesso quem apresentar com seriedade, honestidade e clareza as suas propostas, assentes em prioridades, planeamento e estratégia!

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo consigo, porque pior do que este executivo não deve existir, estão mesmo a ser uma desilusão.

    ResponderEliminar
  9. Então e falando de obras..., quando é concluído o centro escolar de marinhais???

    ResponderEliminar