sexta-feira, 30 de março de 2012

VAMOS LÁ À "MANIF"


A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) convocou para sábado, dia 31 de Março, a partir das 14.30 horas, uma manifestação que descerá do Marquês de Pombal ao Rossio, em Lisboa e que visa contestar os critérios e a redução do número de freguesias de que o concelho de Salvaterra de Magos também será alvo.

12 de Agosto de 1917 - Lançamento da primeira pedra do Monumento ao Marquês de Pombal

É este o ponto de encontro - quase 95 anos depois - que vai levar à capital do País milhares de autarcas e provavelmente dezenas de milhares de pessoas descontentes com a Proposta de Lei 44/XII, que pretende reduzir o número de freguesias, aplicando como norma não a sua actual dimensão e a sensatez da divisão territorial de um concelho, mas a mera divisão a meio das freguesias que hoje existem em lugar urbano ou a redução em 25% das demais.



Queremos acreditar que ainda será possível corrigir alguns dos critérios que, a serem aplicados tal qual estão naquela proposta de lei, conduzirá à redução para metade do número das nossas freguesias.
É agora que temos de procurar influir pois depois da promulgação do diploma resta-nos cumpri-lo, ainda que de forma a diminuir ao mínimo possível os "danos" que esta legislação possa causar às nossas freguesias.
É essa a nossa obrigação de autarcas, pelo menos daqueles que acreditam nas virtualidades do PODER LOCAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário