quinta-feira, 5 de abril de 2012

ADEUS FERIADOS


Este ano já não fruiremos de dois feriados tradicionais - o 5 de Outubro (implantação da República, em 1910) e o 1º de Dezembro (restauração da independência de Portugal, em 1640). Aguardamos ainda pela anulação de dois feriados religiosos.

Notícia disponível em


A abolição destes dois feriados “vai, com certeza, depender da altura em que a proposta de Lei entrar em vigor, mas esperamos que entre em Junho ou Julho, o que implicará a eliminação destes dois feriados já este ano” disse Pedro Martins no Fórum da TSF.


O Governo quer eliminar quatro feriados do calendário. Dois civis e dois religiosos. E se em relação aos civis não há grandes questões, já os religiosos, que serão definidos pela igreja, poderão demorar mais algum tempo até que se decida definitivamente. Mas se serão abolidos este ano ainda não é certo.



Ainda no início do mês, D. António Montes Moreira, presidente da delegação da Santa Sé na comissão paritária que negoceia a questão dos feriados com o Estado português, admitiu que “não está garantido que seja o 15 de Agosto”, não excluindo a hipótese de ser o 1 de Novembro, dia de todos os santos.



Já em relação ao segundo feriado católico que será abolido, não haverá dúvidas. “Em relação ao Corpo de Deus não há dificuldade porque já em muitos países se celebra no domingo, não é preciso fazer nenhuma alteração especial.” O feriado do Corpo de Deus é móvel e ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, pelo que este ano é a 7 de Junho.



O responsável admitiu que os portugueses gozem ainda este ano os feriados religiosos, já que o processo está a ser analisado e demora algum tempo a ser concluído. “Não tenho maneira de controlar as agendas, nem dos Ministérios nem das congregações romanas. Se não for aplicado este ano não me surpreende. Estamos a três meses do 7 de Junho e imagino que isto não se fará a conta-gotas e se vão escolher os dois [feriados religiosos]”, acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário