terça-feira, 17 de abril de 2012

CONHECER O DESEMPREGO NO CONCELHO


Tendo por base os dados do desemprego relativos ao mês de Fevereiro de 2012, publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cresce para valores cada vez mais preocupantes o número daqueles que não encontram emprego no País. 
O concelho de Salvaterra de Magos, neste particular, não é infelizmente excepção, antes pelo contrário, o desemprego no nosso concelho ultrapassa a média nacional e está acima dos valores registados nos concelhos nossos vizinhos, como aliás já tivemos oportunidade de aqui o referenciar.
Neste enquadramento mais se justifica o esforço que todos temos de fazer, em especial aqueles que têm responsabilidades de governação, aos mais variados níveis da administração pública, para ajudar a combater este flagelo, valorizar o empreendedorismo e apoiar os empresários que "teimosamente" persistem nas suas actividades, apesar do clima de desânimo e de contracção económica que prejudica o desempenho das suas empresas.
Há 1.800 pessoas inscritas no Centro de Emprego de Salvaterra de Magos, das quais 872 homens e 928 mulheres. Destes desempregados 518 estão inscritos há mais de um ano, 1.703 anseiam por novo emprego e 97 almejam pelo 1º emprego.


O nível de escolaridade daqueles que se encontram na situação de desemprego é outro dado informativo importante.


No mês de Fevereiro surgiram naquele centro de emprego, creio, oito ofertas de emprego enquanto se inscreveram de novo cento e quarenta e sete pessoas. Não se avizinham, desta forma, dias melhores a breve prazo! 
Nunca antes fez tanto sentido criar, como sugerimos em campanha (autárquicas, 2009), um Centro Incubador de Empresas com apoio jurídico, administrativo e formação de novos empresários, com disponibilização de espaço (transitório) para pequenos escritórios das novas empresas a muito baixo custo, com espaços de reunião e de exposição de produtos, etc, etc. Não vamos desistir da ideia!...

2 comentários:

  1. Aqui está uma boa ideia! deixo outra que tal usar as instalações da antiga escola secundária , junto do Cimitério. Pelo que me parece estão sem uso, e com algum investimento por arte da CMSM (deve haver verbas para isso do estado)poderia ser uma solução.

    ResponderEliminar
  2. Vamos avançar com esta ideia da Incubadora de Empresas que me parece excelente e absolutamente pertinente nos tempos que correm e que poderá ser uma excelente ajuda á colocação em prática de algumas ideias de negócio que germinam na cabeça de alguns cidadãos do nosso concelho. Existem edificios prestes a ficar disponiveis no momento em que for iniciado o novo ano lectivo e consequentemente a transferencia dos alunos para o novo Centro Escolar de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar