segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONTAS MUITO DIFÍCEIS NOS BOMBEIROS


Não vamos neste espaço fazer juízos de valor sobre o rigor da gestão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos pois entendemos que isso deve ser apurado pelos órgãos de gestão eleitos em Assembleia-Geral e se houver questões menos claras há outras entidades oficiais a quem incumbirá o apuramento da verdade.
A situação relatada na notícia que abaixo reproduzimos evidencia o mérito da sugestão que oportunamente fizemos, já por mais de uma vez, em reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que ia no sentido de ter sido criado um grupo de trabalho que envolvesse autarcas e técnicos da Câmara Municipal e dirigentes da Associação, cuja missão seria apurar a real situação financeira e a capacidade de operação do seu corpo de Bombeiros, até porque - e disse-o na altura - lhe eram atribuídas verbas públicas e era preciso encontrar um modelo de funcionamento que fosse sustentável.
Não se me afigura também desejável que se possam suscitar suspeitas sobre gestões anteriores sem que se comprovem os elementos que as sustentam, até porque há certamente muitos ex e actuais dirigentes cuja honorabilidade não é legítimo questionar desta forma. 
Analisem-se as contas, averigúe-se tudo o que houver de menos transparente, emita-se um relatório, peçam-se esclarecimentos, tirem-se conclusões e só depois responsabilidades. É uma sugestão de quem nunca foi mais que um modesto associado!

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

4 comentários:

  1. Caro Sr. como publicou anoticia do Mirante, venho por este meio solcitar que também publique a minha resposta ao mesmo artigo, que oprtunamente enviei a essa jornal ao abrigo da lei da imprensa.

    Na Noticia publicada no “O Mirante” no dia 05 de Abril ultimo, foram apresentadas varias declarações, e sobre essas, compete-me comentá-las, pois quem “cala consente” e “quem não se sente, não é filho de boa gente”.
    Começando pelas declarações do Comandante, as mesmas foram para desviar as atenções da sua incompetência e das atitudes tomadas contra a anterior Direcção, embora não nos possamos esquecer que ele era membro efetivo dessa Direcção e nunca votou contra qualquer proposta, sendo assim coo responsável por todas as decisões tomadas. Além disso, a guerra por ele efetuada contra a anterior Direcção foi notória, como por exemplo, não cumprindo o protocolo existente e as diretivas da Direcção, pois além do vencimento que mensalmente recebia, utilizava uma viatura da Associação, para seu uso particular, por exemplo, para levar a esposa às compras, ir buscar o filho ao emprego, e para os seus passeios, que depois disfarçava com mentiras de reuniões no exterior, e com gastos superiores a 50 € mensais no telemóvel da associação, ou ao reduzir os piquetes de voluntários para um por noite, em vez dos 4 escalados anteriormente, e ameaçando a Direcção que se quisesse mais voluntários teriam de ser pagos. De realçar, aqui, que a Direcção não tem poderes disciplinares sobre o Comandante, o que cria graves problemas quando a relação se deteriora.
    Se atentar para os sócios que prestaram declarações ao “O Mirante”, devem ser os mesmos que estão a ser processados por mim, em tribunal, por difamação, e assim, querem contra atacar, sem qualquer fundamento ou base de verdade, pois se têm suspeitas, qualquer um pode iniciar processo judicial, estão à espera de quê? Continuam com difamações e ameaças anonimas, que parece ser onde se sentem bem.
    As declarações da Direcção, também não correspondem à verdade, pois a divida de 22 mil euros dos fardamentos já se encontra na sua maioria paga, através de letras e a divida à segurança social, encontrava-se a ser paga em prestações conforme acordo com a mesma, e assim, controlada e programada. Além disso, se existem dados que são “estranhos”, poderiam e deviam esclarece-los, pois até tinham o ex-tesoureiro na mesa da Assembleia Geral, e eu sempre me disponibilizei para tal.
    Não nos podemos esquecer que os Orgãos Sociais em função na Associação foram eleitos, desrespeitando totalmente os estatutos da mesma, colocando a questão se em assuntos importantes não voltarão a fazê-lo.
    Donde que só posso concluir que foi mais uma notícia com declarações para agitar as pessoas, sem fundamento nem razão para tal alarme, e cujo objetivo principal é desviar atenções da incapacidade de resolver os problemas, só é pena que levante suspeitas infundadas e mentirosas sobre a anterior Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
  2. A seu pedido, Sr. ex-presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, fica publicado o seu comentário.
    Espero sinceramente que no meio desta "polémica" não sejam os Bombeiros e a sua operacionalidade a sair prejudicados, até porque há os locais próprios para resolver disputas e/ou conflitos deste tipo.

    ResponderEliminar
  3. Caro(a) anónimo(a) que critica anteriores dirigentes, pelo menos um, que põe em causa o sistema judicial, faça como faz a referência que identifica, o Sr. bastonário da ordem dos advogados, identifique-se, e se o fizer publico o seu post.
    Como certamente perceberá nós não somos os autores das afirmações que produz e, se as publicássemos, sob a capa do anonimato, éramos pelo menos coniventes com elas.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Engenheiro, fico satisfeito só por ter lido o meu comentário. É sempre bom partilharmos assuntos de interesse municipal com alguém com responsabilidades políticas no Concelho, como o Senhor. Peço desculpa por não me identificar, com a certeza porém, de não ter querido melindrar fosse quem fosse. De qualquer modo, fará sempre parte da história da Associação e da sua biblioteca online o comentário que cuidou não publicar. Obrigado

    ResponderEliminar