sábado, 14 de abril de 2012

DE SONHO A PESADELO



A construção do Titanic decorreu nos estaleiros “Harland & Wolff” e iniciou-se no dia 31 de Março de 1909.


A sua construção envolveu mais de 14 mil operários, embora apenas 1.700 homens trabalharam duramente durante 27 meses para o conseguir. Foram necessárias 27 mil toneladas do melhor aço. O seu casco era composto por chapas de aço de 2,5 cm de espessura que se uniam com mais de 3 milhões de rebites (ainda não se aplicavam soldaduras).


Foi lançado à água no dia 31 de Maio de 1911 pelas 12 horas, cerimónia a que sssistiram, para além do presidente da Câmara de Belfast (Irlanda do Norte), James P. Morgan (sócio maioritário daqueles que eram os maiores estaleiros do mundo e que financiou o projecto) e mais de 100 mil pessoas que se amontoaram pelos arredores para presenciarem o acontecimento.


As dimensões do navio – o maior objecto móvel construído pelo homem - eram impressionantes. A altura (da coberta principal até à quilha) era de 57 metros (edifício com 20 andares), sendo 18 metros acima da linha de água. O seu comprimento (desde a proa até à popa) era de 270 metros e tinha 30 de largura. Na coberta do Titanic poderiam ter sido construídos 3 campos de futebol. Cada uma das 3 âncoras pesava 15 toneladas. O casco pesava 46 mil toneladas de peso bruto. As duas hélices laterais de 3 pás, mediam 7 metros de diâmetro e pesavam 38 toneladas, cada uma. A hélice do meio, de 4 pás, media 5 metros e pesava 22 toneladas. A propulsão era assegurada por 29 caldeiras com 159 fornalhas, proporcionando uma potência total de 46.000 hp e uma velocidade máxima de 23 nós (cerca de 40 Km/h). Tinha capacidade para 3.547 pessoas (passageiros e tripulação).


Para comandar o navio foi escolhido o Capitão Edward J. Smith, o mais experiente da companhia, em 35 anos de trabalho nunca sofrera nenhum acidente de maior. A ideia era que fizesse esta última viagem antes de se reformar.

No dia 10 de Abril, das 09:30 às 11:00 foi realizado o embarque dos passageiros das 2ª e 3ª classes. Os passageiros da 1ª classe embarcaram às 11:30. Era meio-dia, em ponto, quando o Titanic soltou as amarras do cais número 44 da White Star Line no porto inglês de Southempton, levando a bordo, nesta sua viagem inaugural, cerca de 2.200 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O navio que se dirigia a New York, fez escala no porto francês de Cherbourg ancorando na sua doca já que um navio tão grande não cabia no interior do porto. Aí, e por meio de botes, subiram passageiros, principalmente de primeira e segunda classe. Seguiu para o porto irlandês de Queenstown onde embarca passageiros de terceira classe, mercadoria e correio. Deixou este porto na tarde do dia 11 de Abril rumo aos Estados Unidos da América.

Era, sem dúvida, o hotel mais luxuoso do mundo e cada passageiro da primeira classe pagou o equivalente a 80 mil euros para embarcar no navio. Teve, no entanto, vida curta, apenas quatro dias: de quinta, dia 11, a domingo, dia 14 de Abril de 1912, faz hoje cem anos. 


Pereceram no seu naufrágio 1.500 pessoas, depois de o navio ter embatido lateralmente num iceberg que estava mo oceano Atlântico a cerca de 600 Km dos bancos da Terra Nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário