segunda-feira, 23 de abril de 2012

ESTRATÉGIAS DIFERENTES


Tal como demos nota, no post que editámos a 12 de Abril último, com o RESCALDO da reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos realizada no dia anterior - ler em http://fazerporsalvaterra.blogspot.pt/2012/04/rescaldo-da-reuniao-de-camara-de-11-04.html - o tema da agregação de freguesias, por força da aplicação da Proposta de Lei do Governo, entretanto aprovada pela maioria PSD/CDS com os votos contra de toda a oposição, foi tema de aceso debate entre o vereador Helder Esménio (PS) e o vereador Luís Gomes (BE).
A propósito deste debate a imprensa regional fez, no final da passada semana, a referência noticiosa que seguidamente se publica,

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

3 comentários:

  1. Uma vez que o diploma legal de extinção de freguesias já foi aprovado na Assembleia da República e aguarda por decisão de promulgação do Sr. Presidente da República, não publicaremos quaisquer comentários (com maior ênfase, como é natural, para os feitos sob a forma de anonimato) que em vez de contribuírem para um debate sereno, sejam eles mesmos instigadores da disputa entre populações, acicatando "bairrismos". Não estamos disponíveis para isso. Neste espaço isso não sucederá.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente para a Freguesia de Foros de Salvaterra eu vou acabar por ter razão, eu compreendo o vosso comentário, mas como sabe esta sempre foi a freguesia esquecida no conselho de Salvaterra, como o demonstra a sua notícia sobre as obras de saneamento, que só ao fim de tantos anos, e mesmo assim ainda não sabemos quando finalmente iremos ter esse mesmo saneamento.
    A camara municipal de Salvaterra já foi governada pelo PS, pelo que não se podem alhear destes problemas estruturais, da freguesia de Foros, mas neste caso das freguesias, se por um lado posso compreender que perder 2 é melhor do que perder 3, já não consigo entender, por que razão tem de ser sempre esta freguesia a ser prejudicada em relação ao resto do conselho, quando é a terceira freguesia com mais habitantes, a que mais cresceu nos últimos anos, e a que está mais atrasada em infraestruturas, em cultura, em desporto, e em serviços.
    Esta não é uma ideia isolada pois estes assuntos têm sido debatidos por vários grupos de moradores que não se encontram dentro das esferas da política local, mas que se encontram preocupados com o futuro desta terra, pelo que tem sido sugerido a criação de um movimento apartidário, para a defesa local da freguesia, talvez este assunto possa vir a despertar as consciências dos moradores de Foros que muito tem sido prejudicados com os sucessivas elencos camarários que nos têm governado nos últimos anos (PS, CDU e BE).
    Não entenda este meu comentário como uma critica ao seu trabalho na oposição, pois reconheço que muito tem contribuído para a alerta e denuncia de diversas situações, mas como morador dos Foros fico muito desiludido, com a forma como temos sido tratados, e isto não é uma questão de bairrismo, pois não quero nada mais do que aquilo que as restantes freguesias á muito alcançaram.
    Um dia Foros lá chegará, se não for por uma pelítica justa será porque a força do seu crescimento assim ade obrigar.
    Assina
    FOROS DE SALVATERRA

    ResponderEliminar
  3. Teremos certamente oportunidade de falar um dia noutras condições. 1. Dizer-lhe que criticar a propósito da agregação de freguesias as forças políticas que refere me não parece inteiramente justo, nem intelectualmente rigoroso. Foram essas forças políticas que refere as que votaram contra, na Assembleia da República, a agregação das freguesias. As forças partidárias que omitiu foram as que aprovaram a Lei que nos vai empurrar para a junção de freguesias.
    2. A "luta", em minha opinião, já saiu das ruas pois com a aprovação da Lei no Parlamento, os critérios em que se fará a agregação também já estão estabelecidos na mesma lei que a mesma maioria (PSD-CDS) aprovou. Oportunamente explicitarei neste espaço quais são os critérios que foram aprovados, mas primeiro quero confirmar se tenho a versão alterada à última hora pelos deputados PSD-CDS ou se ainda existe uma outra versão.
    3. Por último dizer-lhe que, independentemente das forças partidárias de que queiramos falar, foram curiosamente as que referiu (em tom crítico) as que fizeram alguma coisa pela povoação dos Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca. Conseguiram no final dos anos 70 a electrificação, conseguiram nos anos 80 e 90 a rede de abastecimento de água, o centro de dia, a pré-primária e alguns arruamentos pavimentados, tarefas que têm vindo a ser realizadas até agora. Reconheço - e já o escrevi - que os Foros de Salvaterra estão menos infraestruturados do que a maioria das demais freguesias. O caminho faz-se reconhecendo esse facto e caminhando.

    ResponderEliminar