sexta-feira, 6 de abril de 2012

JÁ ERA TEMPO


A imprensa regional divulgou a iniciativa dos vereadores socialistas - aqui também já relatada - de insistir junto da maioria BE para se criar o Conselho Municipal da Juventude de Salvaterra de Magos, dando cumprimento à Lei nº 6/2012, de 10 de Fevereiro, que veio corrigir algumas das normas do anterior diploma legal (Lei 8/2009, de 18 de Fevereiro), em que a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) identificou disposições que colidiam com as competências das autarquias.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

O Bloco de Esquerda tem vindo, infelizmente, de desculpa em desculpa, a travar a constituição de um órgão que é consultivo da Câmara Municipal e que devia ser auscultado a propósito da política municipal de juventude.

4 comentários:

  1. Caro Vereador:
    De salientar que esse assunto foi levado a primeira vez à Assembleia Municipal por elementos da JSD de Salvaterra de Magos (por intermédio dos Deputados Municipais do PSD) numa Assembleia Municipal à mais de um ano atrás.
    E, sem querer entrar em partidarismos, concordamos que a criação do CMJ, dando cumprimento à lei, é imperativo no concelho de Salvaterra de Magos.
    Há que incentivar a políticas e iniciativas para os jovens do nosso concelho.
    Estou certo que o CMJ trará outra dinâmica aos jovens e áquilo que eles representam na sociedade moderna

    ResponderEliminar
  2. Digo-lhe caro Alírio o que já tive oportunidade de dizer ao líder concelhio do seu partido no dia 1 de Março de 2012:
    "Informar os leitores deste espaço que já na reunião de Câmara de 16 de Fevereiro de 2011 os vereadores socialistas tinham lamentado o facto de a Câmara Municipal não ter constituído o Conselho Municipal da Juventude. Por maioria de razão agora com as alterações introduzidas pela Lei 6/2012, de 10 de Fevereiro, que procurou corrigir algumas das dúvidas da ANMP, estaríamos em condições de avançar. Não é essa a opinião da maioria BE, como veremos no Rescaldo da reunião de ontem da Assembleia Municipal que amanhã publicaremos.
    Se consultarem o endereço abaixo terão também acesso à posição que nos foi transmitida, há já alguns dias, pela JS Ribatejo:
    http://js-ribatejo.blogspot.com/2012/02/carta-aberta-aos-presidentes-de-camara.html.
    Neste particular as opiniões dos autarcas eleitos pelo PS e PSD coincidem."

    ResponderEliminar
  3. Caro Vereador,
    Ainda bem que coincidem.
    Tudo o que seja em prol da população (neste caso os jovens) é sempre positivo que os vários partidos politicos estejam de acordo. Faz falta mais temas coincidentes em favor da população.
    Mas também devo realçar a tentativa de se fazer passar a ideia na comunicação social de que terá sido do PS a ideia inicial.
    Como refere, foi na reunião de câmara de Fevereiro de 2011 que o PS chamou o assunto, mas foi numa AM ainda no ano anterior que os elementos da JSD Salvaterra de Magos, através doa seus Deputados Municipais que invocaram o tema pela primeira vez.

    Isto é um pouco como na ultima AM em que acredito que a grande maioria das pessoas presentes não saberiam o que é a "Agenda 21 Local", Inclusivé a própria Presidente, que se desculpou com o facto de "...não ter avançado a ideia". É um erro, este projecto está activo e bem activo e o executivo camarário em nada tem contribuído para ele.
    Será que daqui a uns meses veremos uma reportagem nalgum jornal distrital a dizer que o PS trouxe o assunto "Agenda 21 Local" à reunião d câmara? Veremos.

    ResponderEliminar
  4. Não esteja preocupado caro Alírio se, como certamente o demonstra as suas intervenções recentes, lê este espaço com assiduidade sabe bem que os vereadores socialistas já produziram quase tr~es centenas de intervenções nas reuniões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e já publicámos mais de 1.500 posts neste blog, logo não estamos condicionados à vossa agenda política.
    Quanto ao descontentamento que aparenta ter da comunicação social distrital seguramente que encontrará outra forma de o demonstrar que não seja através de um blog de autarcas eleitos em listas socialistas.
    Não posso no entanto prometer, se a vossa acção política crescer com o aproximar das eleições autárquicas que não haja outros temas em que possamos convergir ou divergir, mas não se preocupe quem escolhe é o povo e não a comunicação social. :-)

    ResponderEliminar