sexta-feira, 13 de abril de 2012

MINORAR OPORTUNISMO(S)


A última edição do semanário "SOL" traz parte da resposta à questão que havíamos aqui suscitado na passada semana onde demos conta da estratégia BE de recandidatar a actual Presidente de Câmara de Salvaterra de Magos às eleições autárquicas de 2013, ainda que em nº 2 da sua lista.
O legislador reconhece a falência da actual lei de limitação de mandatos e quer impedir que os actuais presidentes de câmara possam ser eleitos como vereadores nas autarquias em que lideraram o executivo.
Com o previsível fim das eleições directas para as Câmaras Municipais, o presidente de câmara passa a ser o cidadão que lidera a lista mais votada para a Assembleia Municipal.
Com esta alteração à lei eleitoral são eleitos numa única lista quer os futuros vereadores como os deputados municipais. Por esta razão o legislador não vai poder impedir que nalguns concelhos, algumas forças partidárias, acabem por fazer constar nas suas listas o nome do presidente de câmara que cessa funções, o que lhes irá permitir continuar a centrar neles a campanha eleitoral, procurando captar os votos dos eleitores que reiteradamente, ao longo de muitos anos, lhe confiaram o seu.


O ideal seria que depois de 16 anos de liderança os eleitores fossem confrontados com a necessidade de escolher uma nova equipa, um novo projecto, sem que essa decisão fosse condicionada por uma qualquer "manobra política". Há uma grande diferença entre competência e oportunismo!...

2 comentários:

  1. "podem enganar muitos, muitas vezes, não todos sempre. Não acredito que no concelho existem tantos "cegos" que se deixe enganar outra vez. Seria um tragedia jás em sentido.

    ResponderEliminar
  2. Hum ... essa citação... quase... "You can fool some people sometimes,
    But you can't fool all the people all the time" (BOB MARLEY - Get up, Stand up)

    ResponderEliminar