sexta-feira, 20 de abril de 2012

SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM MARINHAIS E NOS FOROS DE SALVATERRA


Têm sido várias as intervenções dos vereadores socialistas na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos apelando ao envolvimento do Município na resolução dos problemas mais graves que afectam a circulação automóvel no concelho.
Por mais de uma vez - a última reunião da Câmara é apenas um novo exemplo - aqueles autarcas pediram ao executivo da Câmara Municipal que, em conjunto com a Estradas de Portugal, colocasse uma rotunda no entroncamento da Rua do Cartaxeiro com a EN 118, pois é um local onde já ocorreram muitos acidentes. Esta iniciativa municipal seria semelhante à que a mesma autarquia seguiu em Salvaterra de Magos, onde construiu uma rotunda defronte da Praça de Touros daquela vila. 
Uma solução transitória, face à escassez de meios financeiros, poderá ser a colocação, naquele local, de uma caixa de viragem que permita minimizar os riscos de acidente, principalmente para quem se dirija do lado de Muge para Marinhais.


Também já foi pedido à autarquia que criasse os mecanismos necessários - semaforização, passadeiras elevadas, radares fixos, assentamento de lancis e construção de passeios, etc - que contribuíssem para a redução de velocidades quer na EN 367 em Marinhais, como na EN 114-3 no atravessamento dos Foros de Salvaterra e da Várzea Fresca.
As fotos que colocámos neste post evidenciam outra situação muito perigosa na Estrada dos Ramalhais (acesso ao mercado mensal de Marinhais, a partir da EN 118) onde as bermas desapareceram, a faixa de rodagem começa a partir, não há pinturas no pavimento e o risco de acidente aumenta muito de noite e no cruzamento de veículos.
Vai ser preciso fazer algo e a responsabilidade é da Câmara Municipal porque tem competências próprias neste domínio.

4 comentários:

  1. serDesconhecendo quem sacode a àgua do capote, Lamenta-se que a Rua da Glória em Muge,desde a entrada de quem vem da Glória e até à Igreja de Muge, ou vice-versa, não seja considerada zona de risco e não mereça a atenção dos autarcas.
    Talvez quando acontecer uma tragédia, porque educação em muitos dos automobilistas que por ela passam, é algo que não existe, aí apareçam logo os fazedores de lombas... e lamentos da desgraça alheia.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que o problema que refere já foi identificado há anos, creio mesmo que se colocaram na EM 581 (não muito longe do entroncamento da creche) algumas "lombas", primeiro em betão e depois em material reflector!... mas vou passar lá brevemente para avaliar a situação. Obrigado pelo seu alerta.

    ResponderEliminar
  3. Diz bem sr. Engenheiro. Identificado há anos!!
    Mas aquela espécie de lombas que lá se colocaram só fazem cócegas a carros e ou camiões.
    Que desapontado que fico quando vou a Almeirim ou a Coruche, ou mesmo à entrada da Glória e aí sim, vejo LOMBAS redutoras obrigatóriamente da velocidade.
    Faça o senhor alguma coisa por isto, porque é um marasmo completo...
    infelizmente!!

    ResponderEliminar
  4. Estrada dos Ramalhais não conheço!
    Será a Estrada do Furo?
    Gosto do trabaho. Mas atenção com o trabalho de casa.

    ResponderEliminar