domingo, 27 de maio de 2012

ECLIPSE(S) SOLAR (E POLÍTICOS)


Falo mesmo de eclipse solar, ou seja, da lua interpondo-se entre o sol e a terra projectando sombra sobre aquela estrela.


Deixemos para outra oportunidade e para os especialistas – politólogos, analistas e jornalistas, entre outros – se se confirma, ou não, o eclipse que alguns auguram no seio da família BE.
É minha convicção que ele ocorrerá dado que aos olhos de todos (na terra), surgirá entre eles e a estrela solar (a actual Presidente) um novo candidato (a lua). Creio bem, no entanto, que não passará de um pequeno eclipse parcial – ao contrário do que se reproduz na notícia abaixo – pois o BE está “proibido” de ofuscar o sol e, dificilmente, o seu candidato será uma estrela pois não terá luz própria.
Aguardemos para ver se o prognóstico se revela certeiro!...


Para quem não teve a oportunidade de observar o espetáculo em tempo real, a NASA divulgou, recentemente, imagens vistas do espaço do eclipse solar raro do último domingo que escureceu os céus da Ásia e dos EUA e fascinou os curiosos.
As imagens foram captadas pela sonda espacial Hinode, fruto de uma parceria do Japão com a agência espacial norte-americana e o Reino Unido. A sonda, que está a 630 quilómetros de altitude, é utilizada para estudar o Sol e ofereceu aos astrónomos uma visão surpreendente do fenómeno.
De acordo com a NASA, as imagens do eclipse que foram captadas permitirão aos cientistas desenvolver um modelo mais aprofundado da performance do instrumento, o que poderá ajudar a obter observações de maior qualidade das caraterísticas da coroa solar.
Assim, os especialistas terão meios para estudar mais aprofundadamente a chamada "corona" do Sol e a estrutura da atmosfera solar com as suas elevadíssimas temperaturas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário