sexta-feira, 18 de maio de 2012

ELEVAÇÃO DA GLÓRIA DO RIBATEJO A VILA


No domingo, dia 20 de Maio de 2012, assinala-se a passagem do 19º aniversário sobre a elevação da Glória do Ribatejo a vila. Vamos relembrar como tudo sucedeu, recorrendo à informação contida na página da Assembleia da República, disponível no endereço http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=4060.

  • Em 16-06-1992 dá entrada na Assembleia da república, da autoria do Partido Socialista o Projecto de Lei 172/VI -  Elevação de Glória do Ribatejo à categoria de vila;
  • Em 26-06-1992 esse Projecto é publicado no Diário da Assembleia da República II série A com o número 46/VI/1:
PROJECTO DE LEI N.2 172/VI

ELEVAÇÃO DE GLÓRIA DO RIBATEJO À CATEGORIA DE VILA

Glória do Ribatejo, rodeada por terrenos de charneca com algumas manchas de bons solos agrícolas, projecta--se num bonito aglomerado urbano com o casario branco e simples, onde é grato ver o esmero e aprumo das casas e das ruas.
Na zona alta de Glória do Ribatejo, onde se pode vislumbrar a paisagem deslumbrante da lezíria ribatejana ainda podemos ver os moinhos de vento.
As gentes de Glória são simples, laboriosas e vivamente interessadas em tudo o que tem a ver com a sua terra.
As actividades sociais e culturais, recreativas e desportivas são amplamente desenvolvidas e vividas pela população de Glória do Ribatejo:
O trabalho desinteressado de apoio na creche e jardim-de-infância; a criatividade evidenciada no Grupo de Teatro de Glória do Ribatejo, de fortes tradições na Glória, na região e no País; o dinamismo patenteado pelos Ranchos Folclóricos da Casa do Povo e de As Janeiras, mantendo bem vivas as danças tradicionais - bem como o fandango, a farrapeira, o verde-gaio e o bailarico -, e o cancioneiro popular criado por poetas populares nos temas do trabalho do campo.
Como recorda Alves Redol na sua obra, o grande poeta popular João Manuel Pereira Canciro, homem analfabeto pelas letras mas culto pelo espírito, é o exemplo vivo da criação artística, de que «o diálogo do lobo e do burro, natural na sequência, exacto na rima, lembra, a espaços, uma fábula de La Fomaine».
Os Glorianos, aparentemente reservados ao primeiro contacto, são, contudo, francos e acolhedores quando com eles mais aprofundamos o nosso relacionamento humano.
Conviver com os trabalhadores do campo no fim da sua jorna, falando dos trabalhos do campo, na sua dureza e sacrifícios, no grande labor para tão parcos rendimentos, aviva-nos o espírito para a defesa dos ideais da igualdade e da fraternidade.
Conviver com os mais idosos nas noites quentes de Verão é uma experiência aliciante e deslumbrante, pelas histórias que se ouvem, pelas tradições que se narram, pelos costumes que se revivem.
No dizer de Alves Redol, os mais antigos não esquecem decerto a Tia Inácia Bárbara e a Tia Quitéria Mansa com a sua alegria, vontade de viver e de recordar, desejo de deixar aos vindouros a riqueza das gentes glorianas e das suas expressões orais, bem estudadas na obra da Dr.ª Idalina Serrão Garcia, O Falar da Glória do Ribatejo.
Mas falar de Glória do Ribatejo é também reviver o rico artesanato de barro dos oleiros e os artísticos bordados à mão das mulheres glorianas.
Tradicionalmente católicos, os Glorianos honram Nossa Senhora da Glória em majestosa festa que anualmente as comissões de festas organizam no mês de Agosto.
Foi D. Pedro que mandou construir a primitiva capela em honra de Nossa Senhora da Glória como agradecimento para a Sua ajuda, fazendo desaparecer um lince num dos momentos em que caçava naquela zona.
Ainda hoje, como que a perpetuar o acontecimento, existe na capela uma cabeça de lince em pedra.
Caracterização
A povoação de Glória do Ribatejo é sede de freguesia com o mesmo nome, situada na área do concelho de Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém.
A povoação de Glória do Ribatejo, um aglomerado populacional ordenado e concentrado, é servida pela estrada nacional n° 367, com prolongamento na estrada municipal n.° 581, que estabelece a ligação com Salvaterra de Magos, Marinhais e Coruche, e pelas estradas municipais nºs 581 e 1409, que faz a ligação com Muge e Granho.
Em aglomerado contínuo, Glória do Ribatejo conta com uma população de cerca de 4000 habitantes, a que correspondem, segundo dados de 1992, 3286 eleitores.
Glória do Ribatejo dispõe de um conjunto significativo de equipamentos colectivos que servem a população, dos quais se destacam:
Principais equipamentos colectivos: Rede de abastecimento de água; Rede de saneamento básico; Rede eléctrica; Edifício sede da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo; Centro de dia para idosos; Escola primária; Jardim-de-infância; Posto de saúde; Campo de jogos; Casa do Povo, com recinto para espectáculos; Igreja; Cemitério; Creche; Parque infantil; Polidesportivo descoberto; Transporte público de passageiros da RN; Serviço de ambulâncias; Actividades socioculturais e desportivas: Escola de música; Grupo desportivo, com sede e campo de jogos; Ranchos folclóricos; Grupo de Teatro; Farmácia; Dependência bancária; Posto de abastecimento de combustível; Táxis; Minimercados; Restaurantes; Estabelecimentos de café; Tabernas; Lojas de electrodomésticos; Lugar de comércio de frutas; Talhos; Oficinas de reparação de automóveis; Oficinas de reparação de bicicletas e motorizadas; Casa de móveis; Estabelecimentos de materiais de construção; Salão de cabeleireiro; Barbearias; Loja e clube de vídeo; Sapatarias; Discoteca; Serração de madeiras; Papelaria; Depósitos de pão.
Assim, nos termos da Lei n.° 11/82, de 2 de Junho, a povoação de Glória do Ribatejo reúne todas as condições para poder ser elevada à categoria de vila, pelo que o Deputado abaixo-assinado, do Partido Socialista, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresenta o seguinte projecto de lei:
Artigo único. A povoação de Glória do Ribatejo, sede da freguesia com o mesmo nome, da área do município de Salvaterra de Magos, é elevada à categoria de vila.
Assembleia da República, 11 de Junho de 1992. - O Deputado do PS, Gameiro dos Santos.

  • Em 23-06-1992 o Projecto de Lei baixa à COMISSÃO ADMINISTRAÇÃO TERRITORIO EQUIPAMENTO SOCIAL PODER LOCAL E AMBIENTE, presidida pelo deputado Jorge Lacão (PS), e o seu relatório/parecer é emitido em 19-05-1993;
  • Em 20-05-1993 é aprovado, por unanimidade, a elevação da Glória do Ribatejo a vila.


  • Em 07-06-1993 este Decreto da Assembleia é enviado para promulgação pelo Sr. Presidente da República e é promulgado dois dias depois;
  • Em 17-06-1993 o diploma é enviado para a Imprensa Nacional Casa da Moeda  para publicação;
  • Em 02-07-1993 é publicada a Lei 38/1993


Para assinalar a data a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo organiza uma Caminhada pela Charneca Ribatejana que tem 10 Km de extensão e que se inicia, pelas 9.00 horas, com uma concentração junto ao edifício sede daquela autarquia. 

1 comentário:

  1. Era então Presidente da Junta de Freguesia o Senhor EMIDIO NUNES MONTEIRO, eleito pela CDU.

    ResponderEliminar