sábado, 5 de maio de 2012

EXTRAORDINÁRIA EXPOSIÇÃO DE BONECAS


A Casa do Povo da Glória do Ribatejo volta a ser palco de uma exposição que prima pela qualidade e que não pode deixar de surpreender todos os que ali se desloquem.


Os que visitem o local vão encontrar expostas dezenas de bonecas vestidas com diferentes trajes tradicionais da freguesia da Glória do Ribatejo numa recolha que é um extraordinário testemunho do património destas gentes.


Tanto quanto pudemos depreender das explicações que nos foram dadas no local estes três trajes reflectem situações de vida bem diferentes da mulher gloriana. O traje mais à direita indica que o marido está distante, ainda que migrado no País, o traje do meio que o cônjuge é emigrante e o mais à esquerda, tal como o da foto abaixo, indicam que as mulheres que os vistam são viúvas.


Mas o que torna esta exposição ainda mais surpreendente é o pormenor com que estas pequenas vestes são feitas, num trabalho de minúcia que requer seguramente muita paciência. Todas as bonecas expostas são propriedade de residentes na freguesia que as cederam para este efeito.
Está de parabéns a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo pela ideia, pela recolha e pela divulgação deste património.

Sem comentários:

Enviar um comentário