quarta-feira, 23 de maio de 2012

GRANHO CHEGOU A FREGUESIA EM 23-05-1988


Inicialmente integrando a freguesia de Muge, o Granho constitui-se em freguesia depois de deliberação da Assembleia da República em 11 de Março de 1988 e após publicação da Lei 70-88, no Diário da República, de 23 de Maio de 1988 , que se reproduz.


De acordo com os Censos, 2011 (INE) a freguesia do Granho tem uma população residente de 883 pessoas, 340 famílias e 474 edifícios, distribuídos pelos seus 2.816 ha (aproximadamente 28,2 Km2).


Independentemente do destino que a freguesia do Granho venha a ter, em função da promulgação (ou não) do Decreto da Assembleia da República que impõe - contra a nossa vontade e a de muitos outros autarcas - a agregação de freguesias, a história do Granho incluirá sempre a sua freguesia, e essa perdurará no tempo.
Qualquer que seja a nova freguesia – “União das freguesias de Muge e do Granho” ou “União das freguesias de Glória do Ribatejo e do Granho” – que eventualmente possa resultar da aplicação do diploma legal que a maioria PSD-CDS aprovou no Parlamento, a história dessa (nova) "União" não poderá esquecer a história, nem os brasões, das freguesias que a constituam.


Carlos Fatia Teso
(1º Presidente da Junta de Freguesia do Granho)

A história de uma terra como o Granho é, em grande medida, a soma das histórias das pessoas humildes e laboriosas que nela habitam, e assim continuará a ser no futuro!...

Sem comentários:

Enviar um comentário