sábado, 30 de junho de 2012

O MEU É MAIOR…

Telescópio de Newton


Os avanços da ciência não deixam de nos surpreender todos os dias. É o que acontecerá também se este telescópio for concretizado. É difícil de imaginar o conjunto de informações que poderá recolher?!...


A Europa aprovou ontem a criação daquele que será o maior telescópio do mundo. O aparelho vai ser construído no Chile, no deserto de Atacama. A construção do telescópio, que deve prolongar-se até 2022, vai implicar um investimento superior a mil milhões de euros.

O espelho principal do equipamento terá cerca de 40 metros de diâmetro (o maior da atualidade tem 10 metros) e o telescópio em si vai ser quatro vezes mais potente que os recordistas mundiais a este nível.

A iniciativa é do European Southern Observatory (Observatório Europeu do Sul) e foi batizada como E-ELT (European Extremely Large Telescope). Envolve 14 países europeus. Portugal está entre os Estados-membros que ainda não subscreveram o projeto.

Com este telescópio gigante, de resolução mais apurada que qualquer outro existente, os cientistas vão melhorar a capacidade de observação de planetas longínquos, buracos negros e outros aspectos.
A ESO conta com outros equipamentos de observação capazes de impressionar, como o VLT, instalado no mesmo local. Este é até agora a principal instalação da responsabilidade do observatório e é também o maior interferómetro do mundo. Tira partido de quatro telescópios com espelhos de 8,2 metros de diâmetro cada um.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Sem comentários:

Enviar um comentário