sexta-feira, 22 de junho de 2012

VIOLENTAR A DEMOCRACIA


Numa das últimas reuniões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos os vereadores socialistas insurgiram-se contra os "grupelhos" de activistas anarquistas e extremistas que em Portugal, e em toda a Europa, proclamam a violência e a intolerância, seja ela praticada contra emigrantes, ou por razões de credo, raça ou ideologia.


Foi pública - e profusamente noticiada na comunicação social - a acção de grupos radicais, alguns deles aparentemente com ligações a outros movimentos no estrangeiro – que contestam a autoridade, a democracia representativa e a livre associação dos cidadãos.
Estes grupos “anarco-libertários” que se organizam, ou pelo menos se mobilizam, através da Internet, foram apanhados há cerca de um mês (na noite do dia 19 de Maio de 2012) em Lisboa, na posse de armas brancas, soqueiras, bastões, cintos com petardos e até ácido muriático, usado no fabrico de bombas artesanais.
Pelo que se vê a sua arma não é a palavra. Não é a razão e a valia do seu projecto que os motiva. Assumem a violência e a intimidação no seu quotidiano, daí que naquela noite em Lisboa, tal como se julga também sucedeu em Março durante a greve geral, prepararam-se para o confronto, mas [felizmente] foram parados pelo cerco policial que os travou na Praça da Figueira.
Esperávamos que aqui hoje [nesta reunião de Câmara] algum dos vereadores do Bloco de Esquerda presente trouxesse este tema à tona, pois nesse dia foram as sedes do CDS-PP e do BE, na baixa lisboeta, que foram atacadas por estes radicais que, certamente, se preparavam para fazer o mesmo às sedes das outras forças partidárias.


Espero bem que na base da vossa omissão esteja apenas o esquecimento!
É que não creio que mesmo o vasto espectro político do BE - ainda que pouco definido - inclua a extrema-esquerda, o anarquismo e os que usam a violência!
Nós condenamos estes actos, mesmo quando eles são praticados contra adversários políticos nossos, como é o caso. Esperamos que os que os pratiquem sejam responsabilizados. A violência e a intolerância só geram mais violência e mais intolerância.

Sem comentários:

Enviar um comentário