domingo, 8 de julho de 2012

BIG BANG SEM INTERVENÇÃO DE UM DEUS


O caminho da ciência prossegue a sua marcha. Está em estudo a origem do Universo. Deixo-vos com a notícia seguinte que mais não é que um apontamento, uma curiosidade.


A afirmação de um grupo de investigadores pode colocar em causa o nosso instinto de dizer que não é possível criar algo a partir do nada. Logo, segundo a ideia que temos neste momento é de que o Big Bang precisou de um impulso divino para dar origem ao Universo. Alex Filippenko, da Universidade da Califórnia, EUA, explicou que o Big Bang pode ser explicado apenas com recurso às leis da Física.
«Flutuações quânticas podem produzir o cosmos», disse Seth Shostak, astrónomo no SETI (de Search for Extraterresterial Intelligence). A partir do nada «podiamos “dobrar” o tempo e o espaço de forma a produzir um universo, embora não se saiba se conseguíamos entrar nesse universo», afirmou Shostak. Filippenko corroborou a afirmação, mas explicou que não se pretende com isto dizer se Deus existe ou não. «Não acredito que possamos recorrer à Ciência para provar ou não a existência de Deus».
As flutuações quânticas que estes especialistas referem permitem a criação de energia e matéria a partir do nada. Filippenko explicou ainda que depois falta explicar porque existem as leis da Física e conseguir entender se estas resultam ou não de uma obra de Deus.


Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2012/06/26/cientistas-dizem-que-big-bang-surgiu-sem-intervencao-de-deus#ixzz1yuTj278K



O bosão de Higgs é considerado pelos físicos como a chave para entender a estrutura fundamental da matéria. Esta é a partícula que atribui a massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como "modelo padrão".
"Superamos uma nova etapa da nossa compreensão da natureza", afirma um comunicado o diretor geral do CERN, Rolf Heuer.
"A descoberta de uma partícula cujas características são coerentes com as do bosão de Higgs abre o caminho para estudos mais profundos que vão necessitar de aprofundamento para estabelecer as propriedades de uma nova partícula", completa.
"Esta partícula permitirá descobrir outros mistérios do universo", segundo Heuer.
Pouco antes da divulgação do comunicado, Joe Incandela, porta-voz de um das experiências em curso no CERN em busca do bosão de Higgs, explicou num seminário científico em Genebra as descobertas dos últimos meses. "Observamos um novo bosão, mas precisamos de mais dados para determinar se é ou não o de Higgs", disse a um grupo de cientistas.
As experiências em busca da “partícula de Deus” ocorrem no interior do Grande Colisionador de Hadrões (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário