quarta-feira, 15 de agosto de 2012

COMO VIVER MAIS


Os dados que constam da notícia que abaixo reproduzimos são tremendos para o nosso "modo" de vida. Atente-se logo nos dois primeiros parágrafos! Diz-se também: "Há cada vez mais evidências de que quanto mais tempo permanecemos sentados, menos saudáveis somos."


Vale a pena pensar nisto!...


Limitar o tempo que passamos sentados a apenas três horas por dia poderia adicionar dois anos à nossa expectativa de vida, revelam cientistas americanos.
Seguindo esse princípio, restringir o tempo que passamos em frente à televisão a duas horas por dia poderia acrescentar 1,4 anos à nossa expectativa de vida, afirmam os especialistas do Pennington Biomedical Research Center em Baton Rouge, Louisiana, num artigo publicado na revista online BMJ Open.
Comentando o estudo, no entanto, outros cientistas dizem que as estimativas americanas, baseadas em cinco estudos populacionais diferentes, não são de confiar o suficiente para predizer os riscos pessoais. Além disso, tal meta não é realista, argumentam os críticos.
A recomendação médica para exercícios entre adultos é de pelo menos duas horas e meia de actividade aeróbica de intensidade moderada (como andar de bicicleta ou caminhar rápido) por semana, além de duas sessões semanais de exercícios para fortalecer os músculos.
Mas mesmo se seguir as recomendações, pode continuar a ter um estilo de vida sedentário. Por exemplo, se trabalhar num escritório, pode passar a maior parte do seu dia de trabalho sentado.
Há cada vez mais evidências de que quanto mais tempo permanecemos sentados, menos saudáveis somos.
Vários estudos vincularam sentar e assistir a televisão a doenças como diabetes e doenças cardíacas, bem como um risco maior de morte.
Identificar uma relação entre o tempo que passamos sentados e longevidade, no entanto, não significa provar que uma coisa de facto causa a outra. Os próprios investigadores, aliás, admitem que o estudo tem pontos fracos, o que torna as revelações menos fiáveis.
O estudo americano analisou uma grande amostra populacional - quase 167 mil pessoas no total - mas não investigou os diferentes estilos de vida dos indivíduos envolvidos.
Não se sabe ao certo quantos dos participantes já tinham problemas de saúde no início do estudo e, portanto, passavam mais tempo sentados em consequência disso.
Além disso, o estudo pressupunha que os participantes lembrassem-se e relatassem com precisão o tempo que passaram sentados.
Os especialistas responsáveis, Peter Katzmarzyk e I-Min Lee, enfatizam que as suas estimativas são teóricas.
Mas uma vez que os adultos pesquisados relataram ter passado, em média, metade do seus dias sentados «a fazer actividades sedentárias», as conclusões do estudo podem representar um importante alerta de saúde pública.
O especialista em cálculos de risco David Spiegelhalter, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, disse: «Este é um estudo de populações e não diz pessoalmente qual poderia ser o efeito de sair do sofá».
«Parece plausível que se gerações futuras se mexerem um pouco mais, talvez vivam mais».
«Mas poucos de nós passam menos de três horas sentados diariamente, então essa parece ser uma meta optimista».

2 comentários:

  1. Camarada, perde-se muito tempo com estudos, e afins que nada valem, para os habitos adquiridos pela sociedade,cada caso é um caso, quantos não praticam desporto e morrem a praticar desporto, ou se praticam morrem prematuramente ou adoecem e ect ect, penso que o camarada querendo ser um candidato a presidente de camara tem que ter um pensamento prático e concreto.

    ResponderEliminar
  2. Caro "camarada" julgo ter alguns dos atributos que não me reconhece, até porque vivo a vida e não teorizo sobre ela. Quanto ao "querer ser" vamos ambos ter de esperar um pouco mais... recomendo-lhe um ou dois posts que tenciono publicar sobre o tema no decurso da próxima semana. Obrigado pelo conselho.

    ResponderEliminar