sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESTARÃO OS DIRIGENTES ASSOCIATIVOS EM EXTINÇÃO?!


A importância do tema para a larga maioria dos nossos dirigentes de associações desportivas, culturais, de recreio e de cariz social justifica, por si só, a divulgação da notícia que seguidamente se reproduz.
A fiscalidade associada ao facto de no concelho de Salvaterra de Magos - ao contrário do que os vereadores socialistas já propuseram à maioria BE em reunião de Câmara - não existir um Gabinete de Apoio ao Associativismo, faz-nos temer o pior. É cada vez mais difícil encontrar dirigentes associativos pois o facto de serem voluntários, na maior parte dos casos sem formação jurídica, e de estarmos a falar de pequenas associações sem recursos, sem corpos administrativos, origina um conjunto de previsíveis dificuldades que afastam qualquer um.
Estas são certamente algumas das razões - a par de algumas notícias que dão conta de situações menos felizes em que são os dirigentes voluntários (e os seus bens até) que respondem por algum menor rigor ou alguma incorrecção organizacional - que levam à escassez de dirigentes que hoje se regista. São muitas as colectividades do concelho que anseiam por novos Corpos Sociais, o que se não for resolvido vai afectar grandemente a nossa população.


É preciso fazer algo - e urgentemente - para ajudar a minorar esta situação e como não se prevê que as entidades da administração central com funções inspectivas aligeirem procedimentos relativamente às associações mais pequenas e geridas de modo voluntário, então o Município vai ter de dar o apoio que oportunamente recomendámos, pois não é sensato continuar a enfiar a cabeça na areia, fingindo que o problema não existe!

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

5 comentários:

  1. A senhora presidente não se digna receber alguns dirigentes, quanto mais criar um gabinete de apoio.

    ResponderEliminar
  2. Este post tem alguma da sua verdade, pois os que ainda existem é por carolice , só que com os tempos que correm as coisas estão mais dificeis para toda a gente mesmo para as associassões que vão sobrevivendo da carolice dos dirigentes, se reparar-mos á outro factor importante os jovens hoje em dia não querem ou afastam-se das associassões, pois estas não tem nada para oferecer na otica destes jovens que perferem estar em casa agarrados ao pc mas achava interessante a criação de um gabinete de apoio

    ResponderEliminar
  3. Apesar de concordar com a existência de uma entidade com funções de coordenação/apoio às diversas Associações do nosso concelho, penso que aquilo que necessitamos urgentemente é de uma mudança de atitude individual.
    É tempo de sairmos do conforto da critica à distância e mergulharmos no dia a dia das Coletividades que ainda teimam em existir.
    Alguém disse um dia que "Ecologistas não são aqueles que reclamam que o rio vai poluído, mas sim os que calçam as galochas e o vão limpar".
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pertinente comentário. Mas não desvalorize José Alberto o receio que muitos têm de "agarrar" as colectividades e outras associações, como as comissões de festas. Não temem o trabalho que isso lhes acarretaria, pois só se disponibilizam se gostarem - e quem corre por gosto, cansa-se menos - mas, nalguns casos que se calhar ambos conhecemos, as pessoas não assumem as responsabilidades porque lhes falta informação jurídica, administrativa, fiscal, etc e, por isso, tudo lhes faz confusão! E temos não muito longe de nós vários exemplos de associações e dirigentes que se viram "arrastadas(os)" para problemas graves.
      Organizando bem, estaremos em melhores condições de gerar nas pessoas a incomodidade e de as levar a aderir e a ajudar as colectividades, é pelo menos nisso que quero crer!...

      Eliminar
  4. Quanto os mesmos são hostilizados permanentemente quer por responsaveis camararios, quer por presidentes de junta, por a sua associação ter feito ou aquele evento e deixou este ou aquele material em tal recinto é complicado.

    ResponderEliminar