domingo, 19 de agosto de 2012

GALÁXIA EM ESPIRAL

 Telescópio espacial Hubble

A dimensão do espaço e o que se desconhece permitem ainda obter informações inesperadas, como é o caso da galáxia Bx442. De um modo geral, aos olhos de todos nós, a imensidão do mundo cresce à medida que evoluem os equipamentos que perscrutam o espaço e que melhor nos dão a conhecê-lo. Cada vez somos mais insignificantes!...


"É verdadeiramente um acidente. O nosso grupo desenvolvia um estudo  sobre as galáxias de estrelas, que  datam do início do universo", a cerca  de 10,7 mil milhões de anos-luz, contou à agência noticiosa francesa AFP  a astrónoma Alice Shapley, da Universidade da Califórnia de Los Angeles. "E eis que, sem avisar, a BX442 surgiu na imagem com a sua estrutura  em espiral", afirmou. 
Foi no telescópio espacial Hubble que Alice Shapley e os colegas descobriram  a BX442 entre 300 outras galáxias muito longínquas, com "uma forma assim  bela".  É uma descoberta única, dizem os astrónomos, que pensavam impossível  entre as galáxias datando de cerca de três mil milhões de anos após o Big  Bang. 
Os astrónomos, que publicaram a descoberta na Nature, disseram ser importante  continuar a estudar a BX442.   

Sem comentários:

Enviar um comentário